Y61 Td6 - Lisboa - rcaxias

Local para apresentação dos verdadeiros Patroleiros ...

Registado: 24 set 2015, 23:18

Y61 Td6 - Lisboa - rcaxias

Mensagem por rcaxias » 27 set 2015, 23:26

Boa noite a todos,

Durante 6 anos fui feliz proprietario de um Terrano II curto de 12/99. Sempre de origem, deu-me muitas alegrias e algumas dores de cabeça. Levou-me a Marrocos, dezenas de vezes ao topo da Serra da Estrela, à lagoa de albufeira e toda a costa Alentejana. Acompanhou-me a Fronteira um par de vezes, foi comigo e com uma caravana ao norte de França. Também me deixou dentro de uma lagoa, e uma vez tombou num trilho :-(. Ficou 2 vezes sem embraigem ( problemas hidraulicos) , outra sem ABS e durante uns 6 meses aquecia (até o radiador ser escovado e ficar impec). Mesmo assim, nunca fiquei no caminho. Para o final, já tinha algumas mazelas, o painel de instrumentos digital já soldado, já perdia pressão de travão em descidas de 20% e a direcção assistida chiava quando era muito usada. O tablier acusava as aventuras... e estava remetido a veiculo de transporte de móveis do IKEA para casa.

Depois de muito investigar, ler , procurar... quis combinar um possível uso familiar em modo 7 pessoas com a possibilidade de umas voltas radicais, quem sabe voltar a Marrocos.
- KZJs 95: não se encontram à venda, ou são muito caros. ou tem estofos em pele ou os interiores são feios... e não vi nenhum com 7 lugares e bom preço.
- Pajero 3.2 longos: pagam 180 eur ano de IUC, se calhar... não.
- Patrol GR... why not?

Depois de ler vários dos vossos posts, da fama dos 3.0 que partem o motor, os td6 com a cabeça rachada por causa do 6º cilindro... vi o "pequeno" abaixo e fiquei com ele.

Imagem

Tem bancos em pele cinzentos, tem os ambicionados 7 lugares, tem extras que eu não imaginava: antena electrica??!?
Tem tudo operacional: redutoras, barra estabilizadora, os vidros electricos, até o tecto de abrir funciona.
Traz uns pneus com muito pouco uso de marca asiática com piso 50/50 , o classico.

Primeiras impressões:
- é uma especie combinado entre um mercedes classe S e o um autotanque dos bombeiros voluntarios. Vou ao Lidl e ocupa dois lugares, vou ao Leroy Merlin e deixo-o na zona das camionetas, tenho que o estacionar com 2 rodas no passeio.
- conforto incrível.

Gasta... bem, na primeira viagem de 120 kms a 130/140 ... 14,5. Lá está, o Terrano só gastou isto em Marrocos, mas a esta velocidade e no Terrano as conversas decorriam como se num concerto rock estivéssemos: aos gritos. Aqui, dentro do GR tudo sereno, sentado nas poltronas a ouvir um excelente radio 6 colunas. Incrível, para um carro com 230 000 km e 15 anos.

Em cidade, ou mesmo em estrada:
- muita falta de força a baixa rotação. Ainda estou a habituar-me à embraigem ( pesada), mas dói-me a alma o que preciso fazer ao 6 cilindros para ele arrancar a subir.
- depois de embalado, ( > 1600 rpms ) é ouvir o silvo do turbo e deixá-lo ir.

o carro está completamente de origem, o dono anterior tinha o BI de ...1935. Espero ter sido um achado, e não um grande barrete.

Próximos passos a curto prazo:
- regressar aos passeios
- resolver o tema da baixa performance a baixa rotação e já agora tornar os consumos mais comedidos. Já li várias vezes o vosso topico : EGR + throttle. Alguem me pode indicar quem saiba fazer isso de confiança. Eu entendi o conceito, mas nao quero arriscar faze-lo sozinho.

a médio prazo: preciso de um ... guincho. Um camião destes atolado na lama ou na areia só sai de grua.... Agora percebo porque o terrano era rebocado quase ao ralenti por estes jipes ( pajeros , KZJs e estes)

E assim está feita a minha apresentação, bem haja a todos e obrigado pela informação a que tive acesso antes da compra.

Cumprimentos,

Registado: 21 jan 2015, 07:51

Re: Y61 Td6 - Lisboa - rcaxias

Mensagem por Dorian jose » 28 set 2015, 10:57

bem vindo e bela maquina :okkk: :relax:
only patrol

Registado: 18 ago 2005, 05:03

Mensagem por Mário Guedes » 28 set 2015, 12:38

Bem vindo!
MJGuedes

Registado: 07 out 2013, 19:00

Mensagem por Batou » 28 set 2015, 19:28

Boas Mário,

Bem vindo! Boa máquina. Escolha certa :D
Com certeza que o forum de dá uma ajuda.
Podes desactivar as válvulas EGR e throttle sem temer problemas. Basta tapar ou obstruir os tubos.
Em relação às baixas rotações, podes pensar em trocar de escape - 1 panela com tubo a 65 ou 70mm. Parece logo mais leve. :nod:
Batou
Y61 2.8TD6

Registado: 10 mar 2011, 20:46

Mensagem por PATRO-L-F » 28 set 2015, 20:52

Boa apresentação ;)

Continua a mimar a máquina e vai postando por aqui as alterações efectuadas :D
TRILHOS DE ÓBIDOS

Registado: 01 mai 2009, 00:40

Mensagem por SERENS » 28 set 2015, 22:13

Bem vindo! Boa máquina :okkk:

Registado: 09 mai 2009, 12:52

Mensagem por david oliveira » 28 set 2015, 22:22

Bem vindo.. Parabéns pela máquina

Registado: 09 mar 2008, 21:47

Mensagem por policia » 02 out 2015, 22:18

Boas, essa caminete é igual a minha, parabéns.
a minha já foi Marrocos e foi espetaculo.
tudo o que possa ajudar diz.
No meu vou por prioridades.
radiador alumínio maior capacidade
polie reduzida na bomba de agua
termostato a abrir a 76º
egr anulada (anulei o tubo logo no coletor de escape)
trotler ou o que anulada
escape de 65 mm so com uma panela
filtro ar K&N
snorquel
barras panhard reforçadas e amortecedores OME sport mais 5cm
pneus 255/85 16 bf km 2 (pneus de carroça, mas em Marrocos fizeram historia)
radio cb
peliculas nos vidros homologadas
alteração no 4º cilindro nos tubos da agua made in patrol gr.net. (muito eficaz) melhor que saída no 6º cilindro.
avanço do ponto estático da bomba injetora
torneirinha para dar pressão no turbo (no interior do habitáculo)
e mais uns mimos.
já esta completamente diferente
so falta instalar a box dimsport.
cumprimenTTos

agora so falta a box da dimsport..

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 05 out 2015, 22:18

bem vindo

bela partilha

A juntar ao que pretendes fazer coloca um manometro da temperatura à cabeça pois o de origem é enganador.

Posso dizer que este fim de semana fiz + de 300 sem a correia do ar condicionado e na A1 o manometro adicional mostrava variações na temperatura anormais, obrigando a reduzir a velocidade e o manometro de origem nem mexia da posição normal.

Só em casa reparei que a correia tinha rebentado quando abri o capot.

Registado: 12 mar 2008, 11:47

Mensagem por kikoxs » 06 out 2015, 00:51

Bem vindo, boa aquisição :okkk:

CmpTTs
YOU CAN GO FASTER, I CAN GO ANYWHERE!!

968278526
kikoxs.troll260@hotmail.com

Meu tópico viewtopic.php?f=1&t=11050&start=0
Meu Blog http://todos-ao-montte.blogspot.com/

Registado: 26 set 2010, 22:04

Mensagem por pcaetano » 06 out 2015, 20:52

Boa compra e boa sorte!

Também tenho uma maquina dessas, é um espectaculo! :okkk:
Pedro Caetano
Nissan Patrol GR Y61 2.8 TD6 Longo

Ex-Nissan Patrol 260 3.3D
Ex-Jeep Grand Cherokee 5.2 V8
Ex-Toyota Land Cruiser KZJ90

Registado: 07 nov 2006, 18:45

Mensagem por RG » 06 out 2015, 23:10

Boa compra, mas se tivesses comprado o 3.0di, não terias esses problemas e os consumos seriam bem mais parecidos com os do terrano.

Boa sorte com o bicho, mais uma caminete para Lisboa ;)

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
As minhas máquinas

Actual- Patrol GR 3.0DI - Longo

Ex-Patrol 3.3turbo
Ex-Patrol 3.3

Registado: 09 mar 2008, 21:47

Mensagem por policia » 07 out 2015, 21:04

Boas companheiro, não se preocupe em ter adquirido um td6, eu tenho um e já fez 7500 km em marrocos da argelia a mauritania e ate agora ZERO problemas e ja andei com toyotas a reboque no deserto com injetores gripados e pendurais de direção partidos, e a medida que vou fazendo algumas alterações estou cada vez mais contente, e esse motor e fiável e tem provas dadas já o 3.0 DI ainda estamos a espera....
eu para acelerar e andar a 200 a hora tenho um mercedes c270 cdi amg.
no que puder ajudar, disponha.
cumprimenTTos

Mensagem por rcaxias » 11 out 2015, 15:06

boa tarde a todos.

Muito obrigado pelas várias dicas. Está a falar tempo para o utilizar como deve ser :-), já vi que há aqui muito boas ideias.
Só hoje pisou um pouco de areia ,mas nem foi preciso as 4, portanto...

Mas, enchi o 1º deposito, e deu 12,3 lt/100 de média. Tendo em conta que teve bastante cidade e ainda está "de origem" , fiquei contente.

Cumprimentos,
Ricardo Caxias

Registado: 06 set 2015, 19:52

Mensagem por viking » 13 out 2015, 23:11

Bem vindo companheiro.
Como eu ficava contente com as prestações do meu motor e com essa média!... :D
Para um camião desse tamanho a meu ver nem é muito.

Registado: 26 set 2010, 22:04

Mensagem por pcaetano » 01 fev 2016, 21:31

Boa noite,

Já fiz 11.5L/100km com o meu, foi o mínimo, nas voltas do dia a dia evitando passar das 2000rpm...

Com o atrelado carregado (3000kg ou um bocadinho mais), faz 14-15L/100km.
Pedro Caetano
Nissan Patrol GR Y61 2.8 TD6 Longo

Ex-Nissan Patrol 260 3.3D
Ex-Jeep Grand Cherokee 5.2 V8
Ex-Toyota Land Cruiser KZJ90

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 01 fev 2016, 21:40

Bem vindo.

:okkk:
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Y61 Td6 - Lisboa - rcaxias - update 1

Mensagem por rcaxias » 10 mar 2016, 19:58

Boa noite a todos,

Seguindo algumas das vossas sugestões... :
- tapei a EGR
- coloquei um manómetro de pressão do turbo.
- coloquei um termómetro adicional
- substitui o radiador por outro de maiores dimensões.

Tive o carro parado durante quase 2 meses, mas quando voltou a circular... melhor.
A alteração da EGR tem efeito, o carro ganha algum folego a baixa rotação ( ~1300, 1400 rpms). Não deixa de ser pesadão, mas fica "mais leve".

Com estas alterações fiz um primeiro passeio Lisboa -> Nazaré -> pinhal de leiria... ... -> Lisboa.
Andei quase 500 kms sem pressa, mas fiz algum estradão e trilhos de areia molhada e compacta.
consumo rigoroso: 11.6 lt/100, e foi por que no regresso já vinha com mais pressa.

Fiquei satisfeito com a alteração de comportamento e com o manómetro. Recomendo, e acho que vale a pena.

Não tenho ainda qualquer alteração no turbo, quando está "cheio" só faz 1 bar. Não sei o que é possível fazer e qual o impacto de permitir mais pressão. Para já mantive a bomba eléctrica, até porque ... uma mecânica também custa €€.

Boas voltas TT e obrigado pelas dicas que me deram inicialmente!
Até um dia destes nos eventos que tenho visto no forum.

Registado: 15 jun 2009, 19:36

Mensagem por super » 10 mar 2016, 20:40

Bem vindo...

Registado: 10 jan 2010, 12:53

Mensagem por carneirinho12 » 11 mar 2016, 14:25

Bem vindo :okkk:

Y61 Td6 - Lisboa - rcaxias - update

Mensagem por rcaxias » 07 jun 2017, 21:49

Boa noite a noite a todos.

Usando as dicas que me deram já fui fazendo algumas alterações:
- radiador: eu não tinha sintomas nenhuns, mas segui os conselhos e fiz um upgrade no radiador (12 lt ?) em aluminio + termómetro directo. Mesmo em dias de algum aperto (ainda nada comparado com as areias do deserto), o ponteiro mexe muito pouco.
- EGR e trottle... nada
- aumento da pressão máxima do turbo ( chega a 1,1), mas... só com isto também melhorou muito pouco.

- bomba injectora e dimsport.
... Acabou com uma dimsport nunca usada para venda. Segui os conselhos do mecanico e ele colocou ( e eu paguei) um bomba injectora mecânica (Bosch será?) com embolo de 12mm. A performance do carro ( e ainda tem os pneus/jantes de origem) mudou completamente. Agora "ANDA!". a baixa rotação faz um pouco de fumo e não gosto de abusar, a partir das 1500 rpm ... até assobia ( e ficou afinada para o "mínimo"). Fui vé-lo ganhar rotação a subir, a descer, a ultrapassar, na lama.. na pedra, nos trilhos de montanha...

Foi tanto espetacular, que quando veio desta "ligeira" alteração, também trouxe o aviso: a embraiagem está no fim.
Portanto, trazia um limitador de adrenalina: quando o turbo dispara ( ~1800, 2000 ) ... ia o motor, ficava a embraiagem :-)

- embraiagem xpto reforçada de 1200 kg. E agora...onde o motor vai, o carro acompanha.

Ironicamente, consigo melhores consumos. Consigo conduzi-lo a muito mais baixa rotação e globalmente ando o com pé muito menos "fundo".

Próximos passos:
Submeti hoje o pedido para averbar mais dimensões de pneus. Gostava de encontrar umas jantes de ferro baratas mas que coubessem nos cubos da frente do Patrol. Quero ter um kit de estrada eco ( 235/85 R16 - arranjei um pneus usados em bom estado ), e um kit misto 285/75 R16 com as jantes originais.

Pintar:.. é verdade, não sei se vos acontece, mas o meu tem o verniz do capot queimado! Só vou pintar o capot, e corrigir as sevícias de um momento de entusiasmo.

Um kit de suspensão + 5 ou +6, quando for possível

espero ver-vos por aí!

Registado: 16 jun 2010, 22:42

Mensagem por zeziniano » 08 jun 2017, 08:11

E umas fotos do bixo? :D :D

Estás a pensar montar que medida de pneus?

Abraço

Registado: 06 abr 2011, 20:53

Mensagem por Try_me » 13 jun 2017, 21:32

Só falta umas fotos da máquina!!

Em tempos idos tive um y61 curto com esse motor e gostei muito.. um bocado bêbado, mas nunca me deixou mal...

Actualmente, ando à procura de um y61 longo, mas não está fácil de arranjar um estimado a preços decentes... a ver um dia destes dou novidades, para se marcar umas voltas!!

Felicidades para a maquina!
"Acredita.. ele passa.."

Voltar para Viaturas dos Membros

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes