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Guincho de Roda

MensagemEnviado: 13 jun 2007, 20:45
por trincha_frt
Material necessario:

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Sequência da acção:

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VIDEO EX.

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ps-nesta simulação para facilitar utilizamos um cruzamento de eixos facil de resolver e apenas tracção traseira o objectivo é apenas demonstrar a técnica em si pois esta tem k ser adaptada ao terreno e á situação, o alinhamento do cabo com a roda essencial para k este não deslize para o eixo podendo danificar as linhas dos travões, a embraiagem deve ser usada com suavidade e deve se travar as rodas antes de a largar na totalidade para evitar o efeito de fisga do cabo se for solto de repente, de preferencia treinem esta situação antes de virem a precisar "o habito faz o monge" :wink:

MensagemEnviado: 14 jun 2007, 00:30
por AmericoMendes
5 *s :)

Re: Guincho de Roda

MensagemEnviado: 14 jun 2007, 09:20
por Manwell_Mayraids
trincha_frt Escreveu:...
o alinhamento do cabo com a roda essencial para k este não deslize para o eixo ....

:nod:

Já tinha visto esse "guincho de roda" :thumbsup: , mas com uma cinta, que me parece ser mais estavel que o cabo (que a qualquer momento pode fugir para um dos lados).

O problema maior desta ideia :unibrow: é que nem sempre há pontos de ancoragem (arvores/pedras) no alinhamento longitudinal com a roda, pelo que sugiro outra "ideia" (tb já conhecida), que consiste em fazer um buraco no chão (em sitio alinhado ...) e enfiar lá uma roda sobresselente (até meio e em posição transversal ao tal alinhamento) para ser utilizada tipo ancora ....

[wink]

MensagemEnviado: 14 jun 2007, 10:46
por Paulo Lança
Muito bem exemplificado [clap] , bom post :thumbsup:

MensagemEnviado: 14 jun 2007, 11:07
por Vendaval R Pereira
Boa tecnica , :thumbsup:

a malta da agricultura usa essa tecnica para desatolar os tratores quando tá dificil ou quando o trator que vai puchar não tem tamanho suficiente. mas os tratores agriculas tem bloqueio a 100 por cento normalmente mecanico que é robusto o suficiente para trazer tudo para fora. em ultimo caso pode ter que se prender as duas rodas. e de toda a maneira é mais facil passar uma corrente na jante de um trator , que mesmo enterrado tem sempre metade da roda de fora, ja os jipes :rolleyes: as veses é mesmo até ao cachaço. por isso levem tambem uma PÁ e uma ENXADA. o ponto de ancorajem basta outro jipe ( quando á) e passar os cabos ou cintas pelas rodas para ficar tudo alinhado. para prender os cabos as jantes podem utilizar uma corrente com um parafuso e umas anilhas largas , que é mais facil, pelo menos a desmontar pois se usarem corda o nó pode apertar e depois só á facada [wink]

MensagemEnviado: 14 jun 2007, 11:12
por Filipe Loureiro
Excelente post :nod:

Parabéns ao autor [clap]

Vendaval R Pereira Escreveu:(...)para prender os cabos as jantes podem utilizar uma corrente com um parafuso e umas anilhas largas , que é mais facil, pelo menos a desmontar pois se usarem corda o nó pode apertar e depois só á facada [wink]


...penso que isso não acontece se usarmos um nó "manhoso" como o que está demonstrado nas fotos... é preciso é saber fazê-lo...

MensagemEnviado: 14 jun 2007, 11:35
por Vendaval R Pereira
Filipe (rd28t) Escreveu:Excelente post :nod:

Parabéns ao autor [clap]

Vendaval R Pereira Escreveu:(...)para prender os cabos as jantes podem utilizar uma corrente com um parafuso e umas anilhas largas , que é mais facil, pelo menos a desmontar pois se usarem corda o nó pode apertar e depois só á facada [wink]


...penso que isso não acontece se usarmos um nó "manhoso" como o que está demonstrado nas fotos... é preciso é saber fazê-lo...


para marinheiros é facil :nod: mas á ai malta que nem os atacadores sabe atar [bigsmile] [bigsmile]


:thumbsup: :thumbsup:

MensagemEnviado: 14 jun 2007, 11:37
por psendas
Olhem aqui outra idéia...

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MensagemEnviado: 14 jun 2007, 14:06
por Paulo Lança
Vou ligar ao Flávio [:p]

Bom post :thumbsup:

MensagemEnviado: 14 jun 2007, 14:19
por Paulo Lança
Mais umas pics :

Na primeira foto , é um sistema Tuga , feito pelo nosso amigo Zeca4x4 , que faz sobe encomenda para qq tipo de jante .

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À falta de snorkel passa-se por cima :

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MensagemEnviado: 14 jun 2007, 15:32
por Manwell_Mayraids
Falem com o pessoal dos UMM (s) sobre técnicas de desatascanso e vão ver o que é que são ovos de colombo ...

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

MensagemEnviado: 14 jun 2007, 16:24
por Vendaval R Pereira
Manwell_Mayraids Escreveu:Falem com o pessoal dos UMM (s) sobre técnicas de desatascanso e vão ver o que é que são ovos de colombo ...

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]


Nem todos tem PÁPA GASOLEO como os nossos pa passar os charcos de prego a fundo [bigsmile] [:p] [:p]


agora sem brincar , este post está a ficar muito interessante,

que venham mais ideias :thumbsup:

MensagemEnviado: 16 jun 2007, 16:14
por trincha_frt
Nunca pensei k este tópico se desenvolvesse tanto :rolleyes: mas ainda bem k assim é :thumbsup: quanto ao nó utlizado chama-se "nó direito" e a unica diferença para o "nó cego" é k as pontas saiem por onde entraram, mas foi para ser rápido pois uma das propriedades deste nó é k quanto mais força se aplica mais ele aperta sendo no entanto facil de "partir" utilizando as pontas livres desde k se respeite a relação entre a força aplicada e a espessura do cabo utilizado(muita força+cabo fino=nó permanente [}:)] )nesta situação dois "lais de guia" seriam mais indicados pois independentemente da força dão sempre para tirar, uma solução muito boa como já aki vi é a tal corrente e o parafuso [wink]

A unica razão pela qual usei uma corda prende-se com o seu comprimento pois cintas com 30 ou 40 ou mais metros não são faceis de encontrar uma boa solução seria utilizar a cinta para enrrolar os primeiros metros e a corda para ir até ao ponto de ancoragem caso este seja longe, a corda é leve e facil de utilizar e de arrumar :thumbsup:

MensagemEnviado: 16 jun 2007, 17:38
por trincha_frt
Ainda tentei filmar uma situação mais dificil mas quando dava a volta para meter o jipe em posição furei um pneu com um corno de rinoceronte feito de madeira :eek: :grrr: :grrr: :grrr: :crybaby: a mãe natureza é tramada :puke:

MensagemEnviado: 16 jun 2007, 23:28
por eFly
É sempre bom aprender...

Obrigado

[wink] :thumbsup:

MensagemEnviado: 02 ago 2007, 19:18
por luismiguel78
Grande ideia, sem duvida!!!

Re: Guincho de Roda

MensagemEnviado: 08 ago 2007, 14:15
por joao cruz
sempre a aprender :D obrigado pessoal [wink]

MensagemEnviado: 25 set 2007, 10:23
por Edgar Ferreira
bem pensado :nod:

MensagemEnviado: 30 set 2007, 15:49
por nelsonafonso
Parabens ao autor deste post e de todos os exemplos aqui citados [clap]
Situações q nos podem acontecer e nada melhor q ter algumas alternativas.... mais soluções é certamente igual a maior sucesso :thumbsup:

MensagemEnviado: 08 out 2007, 16:08
por Armando Pontes
para marinheiros é facil mas á ai malta que nem os atacadores sabe atar


Para quem tivere dúvidas sugiro este site...

http://capitaobressane2.tripod.com/tecnicas/nos.htm

Um abraço. :thumbsup:

MensagemEnviado: 15 mai 2008, 21:40
por sousatt
há de facto algumas ideias manuais e artesanais boas de aprender estou surpreendido [clap] [clap] [clap]

Re: Guincho de Roda

MensagemEnviado: 23 out 2008, 22:46
por claudio marçalo
Boas,

Que pena só agora ter visto esta tecnica fantastica.... a falta que já fez....

Grande ideia..

Abraços :okkk: :okkk: :okkk: :sabe: :sabe: :sabe:

Re:

MensagemEnviado: 12 fev 2009, 10:19
por cmrmiranda
trincha_frt Escreveu:Nunca pensei k este tópico se desenvolvesse tanto :rolleyes: mas ainda bem k assim é :thumbsup: quanto ao nó utlizado chama-se "nó direito" e a unica diferença para o "nó cego" é k as pontas saiem por onde entraram, mas foi para ser rápido pois uma das propriedades deste nó é k quanto mais força se aplica mais ele aperta sendo no entanto facil de "partir" utilizando as pontas livres desde k se respeite a relação entre a força aplicada e a espessura do cabo utilizado(muita força+cabo fino=nó permanente [}:)] )nesta situação dois "lais de guia" seriam mais indicados pois independentemente da força dão sempre para tirar, uma solução muito boa como já aki vi é a tal corrente e o parafuso [wink]

A unica razão pela qual usei uma corda prende-se com o seu comprimento pois cintas com 30 ou 40 ou mais metros não são faceis de encontrar uma boa solução seria utilizar a cinta para enrrolar os primeiros metros e a corda para ir até ao ponto de ancoragem caso este seja longe, a corda é leve e facil de utilizar e de arrumar :thumbsup:


Muito bem mesmo Trincha :thumbsup: , como é que só agora dei com isto :stupid: , estou aqui a denotar um passado escutista com a descrição do nó direito, muito útil para quase tudo até para atar sapatos.
Bem haja a todos os que se dão ao trabalho de desenvolver estes tópicos para partilhar a sua sabedoria
:okkk:

Re: Guincho de Roda

MensagemEnviado: 19 mai 2009, 21:07
por sousatt
muito bom mesmo, mas hoje em dia axo que ! esta ultrapassado .cada vez mais a malta tem mais equipamentos: guinchos , bloqueios ect...... já la vai o tempo dos jipes de origens , em especial nos PA . :dance: :dance: :dance:

Re: Guincho de Roda

MensagemEnviado: 22 nov 2010, 23:05
por Daniel156