Puros e Duros

Fotos , textos , vídeos , qualquer formato é válido .

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Puros e Duros

Mensagem por Manwell_Mayraids » 09 jan 2006, 13:32

Os puros e duros são uma raça em extinção, pelo que faço aqui a minha selecção referente aos tradicionais todo-o-terreno, com châssis de longarinas, eixos rigidos atrás e à frente, redutoras e bloqueios de diferencial, presentemente ainda em comercialização.

PATROL

Com não podia deixar de ser e já que este é o forum do Patrol, começo pelo unico sobrevivente da Nissan com as caracteristicas acimas referidas, é o GR, agora designado somente por Patrol. Este modelo robusto tem admiráveis aptidões para fora de estrada, consequência natural da eficaz suspensão, da barra estabilizadora atrás desacoplável e da eficiente transmissão (que inclui o bloqueio do diferencial traseiro a 100 %). Pelo facto das 4x4 não serem permanentes mas sim inseriveis, não possui diferencial central, pelo que não precisa de sistema de bloqueio central.

http://www.nissan.pt/produtos/especific ... rocaria=25

http://www.nissan.pt/produtos/produto.asp?modelo=13

Imagem

WRANGLER

Não sendo um Jipe mas um "Jeep" temos o Wrangler, sucessor directo do Willys MB de 1941, que na versão Rubicon tem eixos Dana 44 à frente e atrás, barra desconectável à frente (RTI de 832 de fábrica), redutora de 4.0:1 e bloqueios à frente e atrás (nada mau pois não !!!). Esta maquina tambem é 4x4 não permanente e pelo facto já atrás referido, na pratica funciona como se tivesse 3 bloqueios de diferencial (atrás, central e à frente).

http://www.jeep.pt/

Modelo 2007 (sendo agora propriedade da Daimlerchrysler, parece que terá um motor a diesel da Mercedes) :

http://www.rockcrawler.com/reviews/jeep ... /index.asp

Imagem

Geländewagen

O famoso G da Mercedes está praticamente em extinção, tendo sido já substituido na versão longa pela nova carroçaria do GL, mantendo-se por enquanto em fabrico a versão curta. Tem 3 bloqueios diferencial (todos a 100%), atrás, à frente e ainda um central por ser 4x4 permanente.

http://www.mercedes-benz.pt/amw/emb/pt/ ... -0,00.html

Imagem

DEFENDER

Land Rover Defender é uma referência incontornável, um modelo com linhas intemporais e design rústico, com boas aptidões fora de estrada, sendo um 4x4 permanente, vem apenas com um bloqueio de diferencial central.

http://www.landrover.com/pt/pt/Vehicles ... erview.htm

Imagem
Curte o Passeio !

Mensagem por Manwell_Mayraids » 11 jan 2006, 15:00

Aqui ficam alguns dados técnicos (versões antigas) :

Imagem
Imagem
Imagem
Curte o Passeio !

Mensagem por Manwell_Mayraids » 11 jan 2006, 15:02

Bom e para quem quiser se entreter, aqui ficam fichas de outros modelos (novos e antigos) como já tinha referido o Pedro Simões [wink] :

http://www.4rouesmotrices.com/?rub=1&pr=Nissan&all=Y

Différentiel ........ Glissement limité = diferencial deslizamento limitado, LSD ou autoblocante

Différentiel .......... Blocable = diferencial com bloqueio a 100 %

O Paulo Lança já postou sobre este assunto em :

http://www.patrolaventura.com/viewtopic.php?t=349
Curte o Passeio !

Registado: 22 set 2005, 14:37

Mensagem por Oscar » 11 jan 2006, 15:55

Entaõ Manuel.

falta aqui o toyota kzj90 ou o mais recente, k já tem bloqueios e o potente 164cv

:nod: :nod: :D

Abraço

Oscar / Patroldero

Re: Puros e Duros

Mensagem por Manwell_Mayraids » 11 jan 2006, 16:15

Manwell_Mayraids Escreveu:Os puros e duros são uma raça em extinção, pelo que faço aqui a minha selecção referente aos tradicionais todo-o-terreno, com châssis de longarinas, eixos rigidos atrás e à frente, redutoras e bloqueios de diferencial, presentemente ainda em comercialização...........

Oscar eu fiz uma selecção pessoal, admito que existam outros ainda em fabrico com as caracteristicas acima descritas. :D

Tem eixo rigido à frente ?

O HDJ80 (antigo) tinha, mas o actual HDJ 100 já não tem eixo rigido à frente e penso que aconteceu o mesmo aos novos KZJ.

Já agora posta ai a mánica ......... :nod:

Um abraço. [wink]
Curte o Passeio !

Mensagem por Manwell_Mayraids » 11 jan 2006, 16:45

Ora vê lá (10ª linha do texto) :

http://www.4x4edouin.com/nissan4.php
Curte o Passeio !

Mensagem por Oscar » 11 jan 2006, 17:22

vou procurar e posto aqui, pois pessoalmente e actualmente depois de já ter experimentado varios dos mais recentes maquinas fica aqui a minha preferencia. Toyota, pois mais uma vez o Gr dos novos k já experimentei continua lentissimo, e discovery não gosto, mercedes carissimo e só por encomenda o defender nem pensar é para partir costelas.

Abraço

Oscar / PAtroldero

Mensagem por Manwell_Mayraids » 11 jan 2006, 17:27

patroldero Escreveu:......o defender nem pensar é para partir costelas.
Abraço
Oscar / PAtroldero

[bigsmile]
Curte o Passeio !

Mensagem por Oscar » 11 jan 2006, 17:34

é verdade, já fiz dois passeios de Santa marta panaguião aás antenas ao marão e deus me livre embraiagem dura e com um curso do caraças, direcção mal jeitosa, e duro k me partiu todo.

Atenção: esta é a minha opinião, não estou a tirar mérito ao jipe k ele é.

Abraço

Oscar / Patroldero

Mensagem por Manwell_Mayraids » 11 jan 2006, 17:43

patroldero Escreveu:.... direcção mal jeitosa, e duro k me partiu todo.

Atenção: esta é a minha opinião, não estou a tirar mérito ao jipe k ele é.

Abraço

Oscar / Patroldero

Nunca conduzi nenhum, mas o pessoal queixa-se é disso mesmo, pois o condutor vai encostado à porta e o volante não fica em frente mas ligeiramente à direita ...... e a suspensão muito dura.

Mas tendo em conta o preço é uma ganda maquina. :thumbsup:
Curte o Passeio !

Registado: 16 ago 2005, 13:57

Mensagem por cmrmiranda » 11 jan 2006, 18:02

Destes o único que conduzi foi um GR e era o TD6 e fiquei logo desiludido :angry: no arranque o meu 260turbo tem muito mais força/binário no arranque, parecia um camião a arrancar. Quanto ao outros o defender é um mito. :rolleyes: Mas se me saísse o euromilhões ía logo a correr ao stand mercedes encomendar um G antes que acabe [clap] pq esse seria a minha 1ª escolha entre os 4.
CarlosMiranda

Mensagem por Oscar » 11 jan 2006, 18:07

cmrmiranda, tambem se calhar faria o mesmo, pois ele é um todo poderoso.

Manuel realmente é isso k tu dizes e ainda por cima andas em cima do volante k parece uma regueifa das grandes!! :D

Oscar / Patroldero

Mensagem por Manwell_Mayraids » 11 jan 2006, 18:18

pois, ........... pois, .................... se saisse o euromilhões :unibrow:

e enquanto não sai, vamos usando os da velha guarda. :thumbsup:
Curte o Passeio !

Mensagem por Manwell_Mayraids » 31 ago 2006, 13:57

TOYOTA HZJ 105

Não estava aqui colocado o actual Toyota HDJ 100, por este não ter eixo rigido à frente, mas ao que parece existe uma versão vendida apenas para o continente africano denominada por HZJ 105, que alia o melhor de dois mundos, oferecendo tudo quanto se pode esperar de um todo-o-terreno "puro e duro", com o requinte, conforto e até exclusividade esperados de uma berlina topo de gama.

Imagem

4164 cm3 sem turbo a diesel, 130 cv, binario 285 Nm, transmissão manual de 5 velocidades, eixos rigidos atrás e à frente, com bloqueios atrás, central e à frente, sistema de arrefecimento motor reforçado, deposito extra de 50 litros (total de 145 litros) ....

http://www.toyota.co.ma/toyota/toyotaau ... ion=suite3

Quanto aos KZJ 90/95 parece que continuam com eixo independente à frente. :(

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 31 ago 2006, 16:39

Destes o único que conduzi foi um GR e era o TD6 e fiquei logo desiludido angry no arranque o meu 260turbo tem muito mais força/binário no arranque, parecia um camião a arrancar.

No arranque penso que o 260 é melhor por causa da coroa, dos eixos... Tem relações mais curtas, dai a explosão no arranque.

Espero não estar a dizer barbaridades :D

Abraços
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 01 set 2006, 02:44

Ninguém me pediu mas deixo aqui na mesma a minha modesta opinião. Para mim o melhor 4x4 de SEMPRE é o TOYOTA HDJ80... e HEI-DE TER UM... :grrr: Mas não, NÃO VENDO O Y60!!! [bigsmile]

[wink] :thumbsup:

Wrangler 2011

Mensagem por Manwell_Mayraids » 06 mai 2010, 14:59

Wrangler 2011:

Retoque estético para o Wrangler em 2011, com um motor a gasolina de 290 CV (3.6L-V6 Pentastar) e um acréscimo de potencia aos actuais 177 CV (2.8L) do diesel da VM Motori … isto se a FIAT deixar, pois caso contrario penso que o Wrangler vai levar com o 3.0L do Iveco Massif ou outro qq … http://en.wikipedia.org/wiki/JTD

:shit:
Curte o Passeio !

Re:

Mensagem por Manwell_Mayraids » 06 mai 2010, 15:15

Manwell_Mayraids Escreveu:pois, ........... pois, .................... se saisse o euromilhões :unibrow:

E se metessemos nos da velha guarda um Dieselzito, como os agora instalados na Navarra e Pathfinder (em AutoFoco n.º 528) :unibrow: :

- 190 CV (4000 rpm), binário de 450 Nm (2000 rpm) e consumos de médio de 8.5 l/100 km, do motor 2.5 dCi .

- 231 CV, binário de 550 Nm (1750rpm), do novo motor V6 3.0 Dci da aliança Renault Nissan.

Parece-me que está tudo a pensar no mesmo :D ….

F.F. aqui pra a mesa do canto, venha de lá um V6 3.0 dCi [hum] !!!

MM :fiuu:

PS: parece que finalmente a cavalaria Diesel está a chegar à Nissan. :okkk:
Curte o Passeio !

Mensagem por Oscar » 06 mai 2010, 15:55

Já não era sem tempo.

Mas tambem quanto mais power, mais panelreicisses leva para os ter.

Já não há motor por motor.
Abraços
Oscar
بريرا أوسكار
http://asminhassaidas.blogspot.com

Mensagem por Manwell_Mayraids » 17 mai 2010, 10:33

Oscar Escreveu:...
Mas tambem quanto mais power, mais panelreicisses leva para os ter.

Já não há motor por motor.

Infelizmente é bem verdade ! :angry:
Curte o Passeio !

Re: Wrangler 2011

Mensagem por Manwell_Mayraids » 17 mai 2010, 10:39

Manwell_Mayraids Escreveu:Wrangler 2011:

Retoque estético para o Wrangler em 2011, com um motor a gasolina de 290 CV (3.6L-V6 Pentastar) e um acréscimo de potencia aos actuais 177 CV (2.8L) do diesel da VM Motori … isto se a FIAT deixar, pois caso contrario penso que o Wrangler vai levar com o 3.0L do Iveco Massif ou outro qq … http://en.wikipedia.org/wiki/JTD

:shit:

Se a FIAT deixasse :hummm: … também não ficava nada mal no Wrangler o motor RA 630 DOHC, com 250 Cv e binário de 550 Nm :
http://www.vmmotori.it/it/01/00/01/dettaglio.jsp?id=9

MM [hum]

PS : se não for antes, acho que vamos ter oportunidade de ouvir :fiuu: esse motorzito “chipado” ai com uns 300 cavalitos ou mais, na equipa da Sky Competition na baja de Portalegre em 28/10/10
Curte o Passeio !

Mensagem por Manwell_Mayraids » 17 mai 2010, 13:06

Manwell_Mayraids Escreveu:...
PS : se não for antes, acho que vamos ter oportunidade de ouvir :fiuu: esse motorzito “chipado” ai com uns 300 cavalitos ou mais, na equipa da Sky Competition na baja de Portalegre em 28/10/10

Será que ainda vamos ver um motorzito :respct: destes qq dia no trial :pop: :

"Nuova versione da 310 CV del motore RA 630 DOHC di Vm Motori Spa
Come anticipato nell'articolo di "Macchine Motori", Vm Motori Spa sta già studiando in collaborazione con Sky Competition una nuova versione del motore RA 630 DOHC con l'obbiettivo di arrivare a ben 310 Cv (contro gli attuali 255cv di serie).

Il raggiungimento di tale valore, secondo gli ingegneri di Vm Motori Spa sarà possibile grazie all'applicazione di una nuova sovralimentazione bi-stadio parallela sequenziale pilotata da una nuova centralina elettronica appositamente sviluppata.

Il funzionamento della nuova sovralimentazione prevede che ai bassi regimi entrambe le bancate azionino mediante i gas di scarico unicamente la turbina a geometria variabile mentre agli alti regimi venga alimentato anche il turbo a geometria fissa mediante l'apertura di una apposita elettrovalvola.

Il funzionamento incrociato delle due turbine garantirà così oltre al notevole incremento di potenza, anche una notevole diminuzione dei tempi di risposta del motore."

Em: http://www.sky-competition.com/il-nuovo ... 43&Lang=_1

MM :unibrow:

PS: 2+2= 4 Será que eu percebi bem ? Tratando-se de um motor em V e porque não : 2 turbos em paralelo e sequenciais :matrix: :bangg: :matrix: :bangg:
Curte o Passeio !

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 06 jul 2010, 22:18

Manwell_Mayraids enciclopedia... :respct: :respct: :respct: :respct: :respct:
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Mensagem por Manwell_Mayraids » 21 set 2010, 13:36

Manwell_Mayraids Escreveu:Wrangler 2011:

Retoque estético para o Wrangler em 2011, com um motor a gasolina de 290 CV (3.6L-V6 Pentastar) e um acréscimo de potencia aos actuais 177 CV (2.8L) do diesel da VM Motori …

Wrangler 2011

Segundo a Chrysler : «todo-o-terreno» americano com um ambiente mais moderno e luxuoso, sem perder de vista o seu espírito «duro»

Será apresentado no salão automóvel de Paris (2-17 Out) com o 2.8 CRD a debitar 200 CV, uma redução de consumos em 13 % e com a tecnologia Stop & Start.

No interior terá ainda portas e painel de instrumentos redesenhados (supostamente com materiais de maior qualidade), up-grades nos sistemas de operação e entretenimento, melhorias significativas no isolamento acústico e ergonomia.

No exterior terá capota rígida e “plásticos” na cor da carroçaria.

Algumas fotos: http://www.allpar.com/SUVs/jeep/wrangler-2011.html

MM

PS: Eu gostava mesmo era de ver o RA 630 DOHC di Vm Motori Spa :matrix:, mas pronto com 200 CV a coisa já começa a ficar engraçadita :respct: ... vamos aguardar par ver e crer :fiuu: .
Curte o Passeio !

Registado: 05 jun 2010, 23:26

Re: Re:

Mensagem por chefe Gonçalo » 27 out 2010, 15:02

Manwell_Mayraids Escreveu:
Manwell_Mayraids Escreveu:pois, ........... pois, .................... se saisse o euromilhões :unibrow:

E se metessemos nos da velha guarda um Dieselzito, como os agora instalados na Navarra e Pathfinder (em AutoFoco n.º 528) :unibrow: :

- 190 CV (4000 rpm), binário de 450 Nm (2000 rpm) e consumos de médio de 8.5 l/100 km, do motor 2.5 dCi .

- 231 CV, binário de 550 Nm (1750rpm), do novo motor V6 3.0 Dci da aliança Renault Nissan.

Parece-me que está tudo a pensar no mesmo :D ….

F.F. aqui pra a mesa do canto, venha de lá um V6 3.0 dCi [hum] !!!

MM :fiuu:

PS: parece que finalmente a cavalaria Diesel está a chegar à Nissan. :okkk:

nao queria um motor renault no meu jipe nem de graça...nao sao minimamente fiaveis...por mts cavalos e binario nao queria mesmo...
Em pequenino a minha professora perguntou: "Gonçalo, que queres ser quando fores grande?" e eu respondi "Quero ter 6 cilindros e ser um patrol." Nada mudou desde então.

cumprimentos

Próximo

Voltar para Manuais e Roadbooks

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes