Dicas para Marrocos

Tudo sobre elas .... partilha a tua experiência , organiza uma , ou fala sobre alguma em especial , não te esqueças das fotos .....

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Dicas para Marrocos

Mensagem por Manwell_Mayraids » 13 dez 2005, 15:56

Uma Checklist de equipamento :

http://www.badongo.com/file.php?file=Li ... amento.xls

outra

http://www.clubcamaleon4x4.com/checklist.htm


DOCUMENTAÇÃO

- Carta de condução
- Inspecção do veiculo válida
- Registo de propriedade (em nome do proprio) se estiver em nome da empresa, levar uma certidao reconhecida pelo notario com autorização da mesma
NCR Escreveu:Em teoria, a declaração do proprietário, com assinatura reconhecida notarialmente, deverá ser traduzida para francês e levar o "agrement" da embaixada de Marrocos em Lisboa.

- Livrete
- Seguro válido para Marrocos
- Passaporte válido (para mais de 6 meses)
- Declaração Admissão Temporária (3 vias) que se pode levar já preenchida (do automovel) a entregar na fronteira (facilita a passagem) e que se pode tirar da internet. Preencher TUDO com letras MAISCULAS e alfanumericos da matricula seguidos sem o hifen (ler as instruções de preenchimento ex: matricula 00-AA-BB preencher 00AABB) :

http://www.douane.gov.ma/EDouane/DMCV/AT/menu_AT02.htm

- Fotocopia de todos os documentos em duplicado

Importante : ao passar a fronteira desmontar as antenas de radio e esconder os mesmos ou ............. levar uma autorização que tem de ser pedida 2 ou 3 meses antes em :

http://www.anrt.net.ma/admin/download/u ... nde_CB.doc

Documento a preencher na fronteira :

Imagem
Editado pela última vez por Manwell_Mayraids em 23 dez 2005, 11:23, num total de 1 vez.
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Contactos de um Guia

Mensagem por Manwell_Mayraids » 23 dez 2005, 11:22

Contactos de um Guia para Marrocos

Omar ELOMARI

Tel. 00.212.61100064
Tel. 00.212.61150783

email: omarelomari@hotmail.com


Organiza expedições a Marrocos, com ou sem Hotel e com ou sem passagem de ferry.

É só dizerem por onde querem passar, que o homem organiza tudo.

PS: Um guia *****, muito culto e em quem podem confiar. [clap] Eu que o diga. :thumbsup:
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Compressor

Mensagem por Manwell_Mayraids » 23 dez 2005, 11:27

Compressor

Nas dunas há que baixar a pressão dos pneus entre 1,5 bar até 1,0 bar, para ter melhor tracção

Ver tb :

http://patrolaventura.com/forum/viewtopic.php?t=428

http://patrolaventura.com/forum/viewtopic.php?t=437

Ora ao sair da areia, há que repor a pressão original e quem não tiver compressor "no problem" é encher o suplente a 5.0 bar e depois com uma mangueirita com manómetro, consegue-se repor os quatro a 2.2 bar. Eu que o diga :thumbsup:

PS: A manhã é sempre a melhor altura para andar na areia, pois tem maior consistencia devido à humidade.
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Mensagem por Manwell_Mayraids » 23 dez 2005, 11:44

Manwell_Mayraids Escreveu:
Pressão em Rocha/Pedra:
................ No caso de termos grandes percursos em expedições, por terrenos com pequenas pedras em que o pneu ficará muito mais frágil a golpes e cortes laterais será aconselhavel colocar o pneu à pressão de 3.0 bar.
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Alguns Endereços

Mensagem por Manwell_Mayraids » 23 dez 2005, 13:49

Alguns endereços

Cidades :

http://lexicorient.com/morocco/index.htm

Hoteis e Restaurantes :

http://www.badongo.com/file.php?file=Endereços+e+contactos__2005-12-23_Endereços+Marrocos.txt

http://kohlbach.org/morocco/hotel.htm

http://www.maroc.net/hotel/

Os famosos livros Gandini (aconselháveis para quem quiser ir a solo) :

http://www.editions-gandini.com/

Quem não tiver TT (pode sempre alugar um) :

http://www.jugand4x4.com/location_raids_aventure.htm

http://www.net-tensift.com/ramsis/
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Itinerários - Waypoints

Mensagem por Manwell_Mayraids » 23 dez 2005, 14:06

Quando tiver um pouco de tempo, vou fazer uma compilação e postar aqui alguns itinerários com waypoints. [wink]
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Atascanços na areia :

Mensagem por Manwell_Mayraids » 23 dez 2005, 14:22

Atascanços na areia :

Quem não tiver pranchas, pode sempre levar um rolo ou tapete (alcatifa ou de borracha) com 0,3 a 0,5 m de largura e 4,0 a 5,0 m de comprimento e uma pá.

Podem crer que funciona. :thumbsup:

Ou "abanar o Jipe" até que areia passe para debaixo dos pneus. Esta é um pouco mais dificil e nem sempre se consegue. :unibrow:
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Mensagem por Jorge Ramos » 23 dez 2005, 14:31

Abanar um patrol é coisa de meninos. São apenas 2700 kg [}:)]

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 23 dez 2005, 14:46

Esse deve ser o peso de um GR dos longos. [bigsmile]

De qq modo mesmo que seja um mais leve e como já disse, não é muito fácil. :unibrow:
É melhor levarem as alcatifas lá de casa. [}:)]
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Mensagem por Manwell_Mayraids » 23 dez 2005, 14:46

Aaaaaah e ao andar na areia com pressões baixas, cuidado com as manobras bruscas no volante, pois pode dar-se o caso de descolarem os pneus das jantes.

Um bocado de uma tábua também pode dar jeito, em caso de utilização do "macaco", para que este não desapareça pela areia dentro. [bigsmile]
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Re: Itinerários - Waypoints

Mensagem por Manwell_Mayraids » 30 mar 2006, 16:47

Alguns itinerários com waypoints :

http://patrolaventura.com/forum/viewtop ... 7&start=45

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Mensagem por bruno queiros » 18 mai 2006, 22:36

Manuel quanto achas que se pode gastar numa expedição de 15 dias.
Aproximado é claro, pq depende muito dos percursos, mas só para ter uma ideia.
Bruno Queirós
Que saudade eu tenho do TT.

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 19 mai 2006, 08:47

Isso é uma pergunta muito dificil. :(

Depende de tanta coisa e só para começar varia desde logo na viagem até à fronteira ou seja se vais pela auto-estrada com portagens ou não :unibrow: e de Viana do Castelo a diferença começa desde logo a ser significativa.

Para as despesas já em Marrocos, aconselho-te a dar uma leitura neste tópico :

http://www.patrolaventura.com/forum/vie ... 99&start=0
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Mensagem por Manwell_Mayraids » 01 jun 2006, 15:38

Uma dica que tinha ido dar uma "voltinha" :

Um dos tópicos desaparecidos em combate era a ideia de uma reserva adicional de ar para os pneus, quando há necessidade de baixar a pressão dos pneus, já referido no inicio deste tópico :

"Para fazer um passeio TT, podemos tomar como pressão de referência 1.5 bar e corrigir se houver perdas de traçcão ou danos para os pneus, para as condições de terreno especificas, tendo em atenção no modo de abordagem : http://www.patrolaventura.com/forum/viewtopic.php?t=428

Pressão para Lama: é permitido reduzir a pressão para aumentar a área de contacto do pneumático e a capacidade de flutuação até à pressão de referência de 1.5 bar.

Pressão para Neve: em estrada deve-se manter a pressão normal, fora de estrada em condições difíceis deve reduzir-se a pressão a fim de beneficiar a tracção até 1.0 bar e um pouco menos para o gelo, tendo cuidado par que o pneu não descole da jante.

Pressão em Rocha/Pedra: no caso de termos rocha pela frente, com grandes declives e em que seja necessario boa tracção propoe-se manter a pressão de referência de 1.5 bar. No caso de termos grandes percursos em expedições, por terrenos com pequenas pedras em que o pneu ficará muito mais frágil a golpes e cortes laterais será aconselhavel colocar o pneu à pressão de 3.0 bar.

Pressão em Areia: em areia solta devera-se reduzir a pressão para aumentar a tracção para valores entre 1.5 e 1.0 bar.
"

Acontece que depois há que repor a pressão original e quem não tiver compressor "no problem" é encher o suplente a 5.0 bar e depois com uma mangueirita com manómetro, com os pneus a 1.5 bar consegue-se repor os quatro a 2.2 bar. Eu que o diga :thumbsup:

A primeira coisa a fazer é andar com o pneu sobresselente a uma pressão de 4 a 5 bar, para termos uma quantidade apreciavel de reserva de ar, no exemplo a seguir com 5 bar :

Imagem

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A tal mangueira não serve só para as expedições e pode-se utilizar sempre que se faça qq aventura off-road e supondo que baixam a pressão dos pneus ao fazerem o tal percurso TT, quando regressam à estrada convem repor a pressão inicial e como quem não tem cão, caça com gato, bastando para isso tirar ar do sobresselente para os outros.

Embora não pareça no exemplo a seguir a mangueira tem 9 metros, convem pois que a mesma tenha comprimento para os pneus da frente. Em principio 5 a 6 metros para os curtos e para as limousines um pouco mais.

Imagem

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Esta reserva de ar tem uma vantagem que o compressor não tem e que no caso de termos um pneu descolado, facilmente se consegue voltar a encher, devido à enorme quantidade de ar disponivel.

Bom mas o melhor será levar "o cão e o gato à caça" e há tipos que não brincam em serviço, pois na ultima expedição haviam espanholitos que levavam compressor, a mangueira e dois pneus sobresselentes a 5.0 bar e há outros que não facilitam mesmo, colocando reservas adicionais nos para-choques, por exemplo num y60:

Imagem

Imagem

Tirado de : http://www.patrol-gr.net/trucs63.php

Ou nos estribos, por exemplo num Y61 :

Imagem

Tirado deste forum do tópico "Patrol contra Patrol" :

http://www.patrolaventura.com/forum/viewtopic.php?t=194

Ou ainda para quem for mergulhador .................... uma garrafa de mergulho tb serve perfeitamente.

Aconselho que façam isto num pneu sobresselente novo e com valvula nova e que não ultrapassem os 5.0 bar, embora haja quem meta até 8.0 com camara de ar, o que se pode tornar numa autentica bomba.

Todo o cuidado é pouco. [wink]

Em : http://patrolaventura.com/forum/viewtop ... 7&start=30
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Re: Atascanços na areia :

Mensagem por Manwell_Mayraids » 06 jun 2006, 12:32

Atascanços na areia :

Quem não tiver pranchas, pode sempre levar um rolo ou tapete (alcatifa ou de borracha) com 0,3 a 0,5 m de largura e 4,0 a 5,0 m de comprimento e uma pá.

Podem crer que funciona. :thumbsup:

Ou "abanar o Jipe" até que areia passe para debaixo dos pneus. Esta é um pouco mais dificil e nem sempre se consegue. :unibrow:


Pensavam que era tanga . :unibrow:

Ora vejam aqui um tapete "profissional" :

Imagem

Imagem

Em : http://www.equip-raid.fr/fiche_techniqu ... _id=004140

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tapete

Mensagem por JSantos » 06 jun 2006, 20:51

Ora aí está uma coisa que nunca tinha visto. :eek:

Já estou cá com umas ideias :unibrow: .....

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Mensagem por comman » 07 jun 2006, 11:56

na minha proxima ida a marrocos só vou levar aguardente e comida. é do melhor :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:
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Mensagem por Manwell_Mayraids » 07 jun 2006, 12:21

na minha proxima ida a marrocos só vou levar aguardente e comida. é do melhor :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Ora ai está uma excelente dica. [hum]

[bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]


............. no final um kit de desintoxicação. :unibrow:
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Mensagem por JSantos » 07 jun 2006, 22:23

comman Escreveu:na minha proxima ida a marrocos só vou levar aguardente e comida. é do melhor :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:


Aguardente :unibrow:

Em Marrocos não há Balão? :confused:

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Mensagem por XPTTO » 10 jun 2006, 22:43

Muito boas as dicas, práticas e funcionais.
Já por lá andei (Marrocos) e essa do tapete ou alcativa nunca me tinha lembrado, é que para além de ser funcional, é prático, leve e barato.
Tinha-me dado jeito... [clap]
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Mensagem por -Camarão- » 10 jun 2006, 23:07

Pronto lá vai o Rogerio mandar fazer uma compartição para por os tapetes :D :D
Confrade Camarão!!!

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CONSIDERAÇÕES

Mensagem por Manwell_Mayraids » 21 jun 2006, 14:19

CONSIDERAÇÕES

Veio-me à memória algumas considerações que julgo importantes. Aqui ficam elas e não necessariamente por esta ordem :

Comportamento humano :

Qualquer pessoa familiarizada com o TT, não terá problemas de maior.

Mas em qq expedição não se deverá criar demasiadas expectativas à partida e deveremos é estar preparados para todo o tipo de situações que possam ocorrer, pelo há que manter os nossos sentidos sempre a 100% (atenção redobrada) e bom senso, pois as adversidades podem ocorrer a qq momento e ai, o espirito de entre ajuda, a boa disposição, o tá-se bem e no stress deverá prevalecer sempre !

Comportamento cívico :

Ao atravessar as aldeias (e não só) reduzir a velocidade e muito cuidado, pois as crianças brincam frequentemente nas ruas e metem-se à frente a pedir : donne moi un cadeau, Un stylo, donne-moi un stylo, Un dirham, s'il te plaît….

Se fizerem parte de um grupo numeroso, tenham sempre em atenção (pelos retrovisores) que o companheiro que vai atrás vos acompanha. Se deixarem de o ver parem à espera dele, pois o que vai à vossa frente fará o mesmo e assim sucessivamente até chegar ao primeiro (guia) que estabelecerá contacto via rádio ou não sendo possível dará a volta para trás ao vosso encontro, até ficar restabelecida a caravana.

Fora das cidades façam uma condução defensiva e mantenham sempre uma distância de segurança do companheiro da frente, pois permitirá efectuar travagens com tempo e evitará as pedras frequentemente projectadas contra os farois e pára-brisas.

Dentro das cidades será um pouco o contrario da regra anterior, mantenham-se sempre muito juntos e se possível lado a lado em vias de mesmo sentido com duas faixas, pois permitirá mais facilmente que todos passem ao mesmo tempo os semáforos. Não se preocupem com as mudanças de direcção pois o companheiro do lado deverá facilitar a passagem e se ficarem para trás tb não se inquietem, pois mais á frente deverá estar a caravana à vossa espera.

Ultrapassagens em curva sem visibilidade via informação rádio do companheiro da frente, são muito frequentes, mas assegurem-se que a mensagem é para o vosso jipe.

Passagens off-road muito estreitas em montanha com camiões pela frente, passem pela parte de fora (exterior) mesmo que seja em contra-mão, pois os camiões por terem maior peso e haver maior perigo de resvalarem, passam normalmente pelo lado de dentro da encosta.

Peso :

Levem só o indispensável e evitem peso a mais, que será sempre um factor negativo durante toda a viagem.

Planícies :

Em planície muito cuidado com as linhas de agua (leitos de rios secos) que se confundem no horizonte com o pavimento e que aparecem quando menos se espera. Se ainda tiverem tempo antes de lá chegarem travem, depois de já estarem nelas, não travem mas sim acelerem (que o Patrol aguenta-se), caso contrario saem aos saltos ou às cambalhotas .

Dunas :

As dunas é daquelas coisas que mais adrenalina faz circular e mais gozo dá, mas muito cuiiiiiiiiiiiiiidado pois aqui o perigo está sempre à espreita.

De preferência sempre pela manhã (areia mais húmida = mais consistente) e para além de esvaziarem os pneus, conforme já foi referido, nas dunas esqueçam o pedal de travão (mesmo que queiram parar nas descidas), pois é suficiente tirar o pé do acelerador.

Mantenham sempre alguma distância para o da frente e certifiquem-se que não está do outro lado da duna um companheiro parado, caso contrario aterram em cima deste.

Se tiverem que parar aproveitem para o fazer sempre que possível em local plano ou ligeiramente a descer (mas com boa visibilidade para os que vêm atrás e nunca imediatamente do outro lado de uma duna pelas razões atrás já explicadas), para que seja mais fácil retomar a marcha.

Mesmo nas dunas com fraco declive, não facilitem muito nas inclinações laterais.

Dunas com forte declive, deverão ser normalmente atacadas de modo perpendicular à linha horizontal de cume (crista), com aceleração suficiente para passar para outro lado, mas nunca em demasia para não sair a voar …. Depois de transposta acelerem qb e nunca travem.

Para quem cair num buraco (duna em cone invertido), se tiverem espaço para ganhar velocidade muito bem, caso contrario …. guinchos e esqueçam a técnica do poço da morte, pois só para quem tiver kit de unhas muito bom .

Bom e concerteza que não as enumerei todas, pelo que caros amigos acrescentem as que acharem de interesse …

E não se esqueçam das boas técnicas em TT :

http://www.patrolaventura.com/forum/viewforum.php?f=12

[wink]

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Mensagem por paulo moraes » 21 jun 2006, 23:23

levem o belo tinto que aparece sempre uma mão cheia de marroquinos para empurrar a máquina em troca duma garrafita [wink]

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Mensagem por comman » 22 jun 2006, 09:53

Acrescente-se ao:
FORA DAS CIDADES: As estradas (quando existem) têm apenas uma faixa de rodagem pelo que deverão ter o máximo de cuidado com os marroquis que circulam no sentido oposto ao nosso. Principalmente os camiões. Não fiquem à espera que eles se afastem.
Por se tratar de terrenos secos convém ter atenção às mudanças bruscas de direcção.

Infelizmente como alguns sabem, quando fui a marrocos em Fevereiro, no outro grupo formado uma pessoa perdeu a vida precisamente por causa disto! Foi obrigado a sair da estrada, na gravilha o jipe resvalou, capotou e...
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Mensagem por Manwell_Mayraids » 22 jun 2006, 12:44

...
Não fiquem à espera que eles se afastem...

Exactamente :thumbsup: porque eles ficam sempre a ganhar ... :(

É uma questão de massas (inercia) ...
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