Utilização 4x2/4x4, cubos desligados/ligados

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.
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Utilização 4x2/4x4, cubos desligados/ligados

Mensagem por Manwell_Mayraids » 04 mai 2006, 11:24

Utilização 4x2/4x4, cubos desligados/ligados (vs 2.00)

Tenho observado já por diversas vezes, que existem algumas dúvidas e uso inadequado das transmissões em certas ocasiões, por parte de alguns Patroleiros e embora não sendo novidade para a maioria, aqui ficam umas notas.

Antes de mais os Jipes ( e não Jeeps, porque Jeep é uma marca) puros e duros como é o caso do Patrol são montados sobre duas barras grossas longitudinais (chassis de longarinas), unidas por travessas que servem de apoio aos componentes mecânicos e à carroçaria, pois este sistema é o mais robusto para a prática de TT.

Imagem

1- Caixa de velocidades
2- Caixa de transferência (4x4 e redutoras)
3- Diferenciais e eixos
4- Sistema de roda livre


Utilização 4x2/4x4

Quanto ao sistema de transmissão os fabricantes dos puros e duros optaram por soluções diversas. Basicamente existem dois sistemas de transmissão : os 4x4 permanentes e não permanentes.

Os TT 4x4 permanentes como o Defender e o Mercedes G, precisam de diferencial central e para que percebam o que é um diferencial central e para que serve vejam este endereço :

http://valedoumm.artinova.pt/flash/noco ... nciais.php

Os TT 4x4 não permanentes ou seja do tipo inserível, têm a possibilidade de rolar em 4x2 e a qualquer momento passar a 4x4, como o Patrol ou o Wrangler, não tendo estes diferencial central, pelo que só deverá ser utilizado quando é dificil a condução em 2H (4X2), por exemplo em pavimentos deslizantes ou seja em vias com neve, gelo, lamacentas ou arenosas.

E se para alguns a solução não permanente é uma desvantagem, para mim é só benefícios tais como : em 4x2 menores massas em movimento, menor desgaste de material e em 4x4 uma grande vantagem na prática do TT, pois não tendo diferencial central, não precisa de bloqueio de diferencial central, porque já está “bloqueado” .

Imagem

Mas em contrapartida, não podem circular em 4x4 em superfícies secas e duras como o asfalto , independentemente da velocidade e ainda que esteja a chover ligeiramente, pois prejudica a transmissão e um desgaste prematuro da mesma, dado que em curva o eixo traseiro percorre uma menor distancia que o da frente e como não tem diferencial central para compensar, não permite em 4x4 diferenças de rotação entre o eixo dianteiro e o traseiro.


Utilização Cubos ligados ou desligados

Imagem

Cubos Auto/Lock

A primeira vez que pretendermos passar a 4x4 (2H para 4H), é conveniente parar e só depois engrenar as 4x4, sendo os cubos automáticos não vai ser preciso sair do Patrol e estes vão ficar engrenados aos semi-eixos dianteiros.

Depois poderemos passar a 4x2 (2H) e 4x4 (4H) varias vezes, mesmo em andamento até uma velocidade de 40 km/h em alguns modelos e nos mais recentes Y61 3.0 Di até 80 km/h (vejam os vossos manuais) isto porque os cubos já estavam bloqueados, mas atenção, desde que não tenhamos feito nenhuma marcha-atrás em 4x2.

Ao fazermos marcha-atrás em 4x2 cerca de 1 ou 2 m (ouve-se um clic), os cubos vão "desengrenar" e as rodas ficarão livres dos semi-eixos da frente (semi-eixos e veio transmissão deixam de rodar com as rodas), pelo que se quisermos voltar a 4x4 é conveniente voltar a parar.

E perguntam vocês, para que é que serve o lock dos cubos automáticos?

O Auto serve eventualmente no dia a dia, para uma utilização muito esporádica em TT (sem sair do Patrol). Quando à partida sabem que vão fazer um Raid ou um TT a sério, devem passar para Lock (operação manual que obriga a sair do Patrol), pois o dispositivo em auto é algo frágil e poderá partir, como já tem acontecido a alguns companheiros.

Em posição Lock os semi-eixos da frente estão sempre engrenados às rodas dianteiras, seja em 4x4 ou em 4x2 e mesmo que façam marcha-atrás.

Obs1: se em 2H (4x2), mantiverem os cubos em lock, ou os "soldarem" quando o dispositivo automático parte como fazem alguns Patroleiros, o veio de transmissão da frente rodará juntamente com os semi-eixos e as rodas, mas sem tracção efectiva à frente, com o inconveniente de termos mais um conjunto de eixos a rodar, logo maiores massas em movimento, direcção mais pesada, desgaste desnecessário na transmissão da frente, ligeiro aumento de combustível e sem qualquer proveito.

Cuidado : não conduzir o Patrol com diferentes posições seleccionadas nos cubos do direito e do lado esquerdo.


Cubos Free/Lock

Enquanto que os anteriores tinham uma opção automática e uma manual, estes apenas têm a opção manual, pelo que em Free temos os semi-eixos da frente com as rodas livres (semi-eixos dianteiros desengrenados).

Para passarmos a Lock terá que ser manualmente e o Patrol terá que estar obrigatoriamente parado, ficando sempre os semi-eixos da frente engrenados às rodas dianteiras em 4x4, em 4x2 e mesmo que façam marcha atrás.

Obs2: se em 2H (4x2), mantiverem os cubos em lock, o veio de transmissão da frente rodará juntamente com os semi-eixos e as rodas, mas sem tracção efectiva à frente.

Obs3: se andarem com a caixa de transferências em 4H (4x4 ) e os cubos em Free, acontece é que têm o veio de transmissão e semi-eixos da frente a rodar em conjunto com a transmissão traseira, mas sem tracção efectiva à frente, por não estarem "ligados" às rodas ou seja em roda livre.

Os inconvenientes em ambos os casos (Obs2 e 3) é termos mais um conjunto de eixos a rodar, logo maiores massas em movimento, direcção mais pesada, desgaste desnecessário na transmissão da frente, ligeiro aumento de combustível e sem qualquer proveito.

Cuidado : não conduzir o Patrol com diferentes posições seleccionadas nos cubos do direito e do lado esquerdo.

Obs 4: Consultem os vossos manuais, pois as velocidades para passar de 2H para 4H, poderão não ser exactamente as aqui indicadas, principalmente para o 160 e 260


Utilização Redutoras

Ao passar de 4H para 4L, deverá sempre com o Patrol parado.

Em 4L evitem velocidades elevadas, já que a velocidade máxima em 5ª é cerca de 50 km/h.

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Mensagem por Filipe Loureiro » 04 mai 2006, 12:28

Em busca da recuperação do tópico perdido [clap] [clap]

Parabéns Manuel, tenho pena de não te ter podido ajudar, mas penso que ninguem contava com a perda de info.

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 08 mai 2006, 11:01

Pois é ninguém contava, mas o importante é que já cá está outra vez.
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Mensagem por Manwell_Mayraids » 08 mai 2006, 11:02

Acontece que alguns Patroleiros têm por vezes jogos incompletos de pneus usados ou quase novos e já me perguntaram se existem inconvenientes em utilizar medidas diferentes. Se têm 2 pneus com determinado diâmetro "A" e pretendem aproveitar estes no eixo da frente e têm outros 2 com diâmetro diferente "B" que pretendem usar no eixo traseiro, não o façam. Isto porque tal só é possivel em 4x2. Depois vão-se esquecer e mais cedo ou mais tarde vão meter as 4x4 e vão forçar toda a mecânica da transmissão, pelas razões atrás já explicadas ou seja como o Patrol não tem diferencial central para compensar, não permite em 4x4 diferenças de rotação entre o eixo dianteiro e o traseiro.

Também alguns trazem um pneu sobresselente diferente em diâmetro dos outros. Ora se tiverem um furo, podem colocar temporariamente este, porque o diferencial da frente ou traseiro fará a compensação à esquerda ou à direita, mesmo em 4x4, mas com alguma precaução em trialeiras, nas curvas muito fechadas e evitar velocidades elevadas. O que não podem neste caso é ligar de modo nenhum o bloqueio (nos semi-eixos em que estiver colocado o pneu sobresselente), seja atrás ou à frente (para quem tiver um arb ou outro a 100%), pelas razões já explicadas ou seja porque é anulado o efeito de diferencial, logo não permite diferença de rotação entre a esq. e a dir.

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Mensagem por PrimusBaro » 11 set 2006, 13:18

Então vamos lá a ver se entendi a matéria dada nesta aula: se andar com os cubos em LOCK, notoriamente terei aumento de consumo e direcção mais pesada. A médio/longo prazo terei despesas com ...???

P.S. Isto porque neste momento os meus automáticos estão no lixo e tenho de andar com eles em LOCK (até pôr os AVM), por causa da barulheira que fazem se andar na posição AUTO.
Pedro Silva
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Mensagem por Jorge Ramos » 11 set 2006, 14:52

Tb tive esse problema quando comprei o meu e pus uns AVM
Não andes a esforçar no alcatrão em Lock

 
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Mensagem por daniel1 » 10 dez 2006, 13:41

eu tenho uma navara de 99 e tem cubos automaticos mas acho k partiram pk n tenho traçao a frente. alguem sabe dizer o preço de uns avm automaticos?? e ja agora alguem sabe como soldar estes para desenrascar ate arranjar outros?? obrigado

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Mensagem por Afonso LJ73 » 19 dez 2006, 21:08

Provavelmente a minha questão não fará muito sentido para os mais entendidos, mas eu sou um novato em GR's, embora já tenha tido vários outros jipes (Um Discovery, um Sportage, um Frontera e ainda tenho um Toyota LJ 73).

Ao mudar para 4x4, avanço e os cubos engrenam. Para desengrenar ponho a caixa em 4x2 e faço marcha-atrás até ouvir o "clic".
Agora se estiver numa situação em que ao mudar para 4x4 tenha de fazer marcha-atrás sem antes ter avançado nada, para desengrenar os cubos após por a caixa em 4x2 faço marcha-atrás ou avanço???? :confused: :confused:

É que disseram-me que nesta situação os cubos engrenam "invertidos" e logo para desengrenar terá de ser a andar para a frente e não para trás!!!!

Obrigado pelos esclarecimentos.

Abraços TT

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Mensagem por PrimusBaro » 19 dez 2006, 23:11

È isso mesmo.

Se os engrenares de marcha atrás, eles desengrenam para a frente.
Se os engrenares para a frente, eles desengrenam em marcha atrás.

Simples.
Pedro Silva
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Re: Utilização 4x2/4x4, cubos desligados/ligados

Mensagem por Manwell_Mayraids » 09 mai 2007, 22:53

Por desconhecimento deste tópico ou porque escapou alguma coisa na leitura do mesmo, relembro mais uma vez que a utilização a dar aos cubos é muito simples :

Cubos Auto/Lock:
Auto = asfalto e TT "facil"
Lock = TT "difícil”


Alguns patroleiros continuam a ser pouco cuidadosos e quando vêem alguém a bloquear os cubos, em vez de fazerem o mesmo riem-se da sua própria negligência e quando partem a posição auto, dizem que não têm sorte nenhuma. Depois toca a "soldar" e a andar com eles sempre em lock, com os inconvenientes atrás já referidos.

Outros são cuidadosos em demasia ou seja colocam os cubos em Lock e quando acham que não é necessário as 4x4 passam a 4x2 (até aqui tudo bem), mas em seguida fazem marcha-atrás 1 ou 2m, o que é uma operação inútil (em Lock). Esqueceram-se da seguinte frase não é :

Manwell_Mayraids Escreveu: ...
Em posição Lock o eixo dianteiro está sempre engrenado às rodas dianteiras, seja em 4x4 ou em 4x2 e mesmo que façam marcha-atrás....


Cubos Free/Lock :
Free = asfalto
Lock = TT


Neste caso, nada a acrescentar aos vários post´s aqui já escritos .

PS: Poupem o material enquanto está bom ! [wink]

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Mensagem por santanatt » 10 mai 2007, 09:17

entao e se eu durante um passeio em q ando com as 4 ligadas , tiver q andar um bocado em asfalto ou coisa do genero posso por o carro com traçao a tras sem vir ca fora virar os cubos par a posiçao free :confused:
cumps [wink]

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Mensagem por Jorge Ramos » 10 mai 2007, 09:19

Sim mas vais com os semi-eixos ligados

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Mensagem por santanatt » 10 mai 2007, 09:21

e nao estraga nada ?
cumps [wink]

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Mensagem por Jorge Ramos » 10 mai 2007, 09:31

Evita ao máximo. Maior consumo, mais desgaste mas acima de tudo não vires toda a direcção.

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 10 mai 2007, 12:47

santanatt Escreveu:entao e se eu durante um passeio em q ando com as 4 ligadas , tiver q andar um bocado em asfalto ou coisa do genero posso por o carro com traçao a tras sem vir ca fora virar os cubos par a posiçao free :confused:


Se andas a fazer um passeio TT e de vez em quando apanhas um bocado de asfalto, essa é a melhor atitude a tomar (ou seja meter as 4x2), pois em 4x4 no asfalto vais esforçar a transmissão toda, pelas razões já explicadas e sem necessidade. Quando o passeio TT acabar, colocas a transmissão definitivamente em 4x2 e os cubos em Free (ou em Auto para quem tiver).

Em qualquer dos casos não estraga nada, pode é haver mais ou menos desgaste a longo prazo do material.


Em resumo :

Quando não é preciso, utilizem o menos possivel as "transmissões/cubos" .

Quando é preciso utilizem as "transmissões/cubos" à vontade e se a situação o exigir metam as redutoras, bloqueios (quem tiver), etc ...

Em ambos os casos estão a poupar material. Parece um contra-senso mas não é, mas a questão resume-se a uma utilização "sem necessidade" ou "com necessidade" ...

[wink]

 
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Mensagem por NSF » 12 nov 2007, 12:21

Esclareça-me uma coisa, que ainda não percebo muito disto.
Se tiver as 4 ligadas e os cubos posso virar a direcção toda, ou isso é de evitar?
Se tiver as 4 ligadas mas os cubos desligados, posso virar a direcção toda, ou é também de evitar?

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 12 nov 2007, 14:05

NSF Escreveu:Esclareça-me uma coisa, que ainda não percebo muito disto.
Se tiver as 4 ligadas e os cubos posso virar a direcção toda, ou isso é de evitar?
Se tiver as 4 ligadas mas os cubos desligados, posso virar a direcção toda, ou é também de evitar?


Se estás a fazer TT, podes virar a direcção toda à vontade em qualquer situação.

Já pelo contrario se andas em asfalto "é de evitar", primeiro porque não precisas das "4 ligadas" e segundo pelas razões atrás já explicadas ...

Manwell_Mayraids Escreveu: ...
Quando não é preciso, utilizem o menos possivel as "transmissões/cubos" .

Quando é preciso utilizem as "transmissões/cubos" à vontade e se a situação o exigir metam as redutoras, bloqueios (quem tiver), etc ...

Em ambos os casos estão a poupar material. Parece um contra-senso mas não é, mas a questão resume-se a uma utilização "sem necessidade" ou "com necessidade" [wink]


Muito simples :

É preciso : utilizar !

Não é preciso : não utilizar !!!

:okkk:
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Mensagem por NSF » 12 nov 2007, 21:47

Manwell_Mayraids Escreveu:
Muito simples :

É preciso : utilizar !

Não é preciso : não utilizar !!!

:okkk:


Obrigado Manwell_Mayraids :okkk:

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Mensagem por Patrol 3300 » 27 nov 2007, 20:19

como sou novo nestas anadansas de jipes,expliquem-me uma coisa pa ligar o bloqueio (na maior parte dos casos existe nos GR bloqueio traseiro de origem) preciso de ter as redutoras ligadas, e preciso de estar parado???com o bloqueio ligado nao preciso de realizar mais nada??vir fora do jipe mexer em cubos ou outra coisa qualquer??

desculpem a minha ignorancia e se estou a fugir um pouco ao topico..

Obrigado

 
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Mensagem por NSF » 27 nov 2007, 22:04

Boas pessoal, mais uma duvida que me surgiu após algumas leituras.
Tenho um patrol 260 2.8t e gostava de saber se após uma volta no monte, com os cubos ligados, ao vir cá fora desliga-los é necessário depois andar um bocado para trás ou posso seguir logo viagem. Ou a marcha atrás só é necessária para os cubos automáticos.

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 28 nov 2007, 09:36

Patrol 3300 Escreveu:como sou novo nestas anadansas de jipes,expliquem-me uma coisa pa ligar o bloqueio (na maior parte dos casos existe nos GR bloqueio traseiro de origem) preciso de ter as redutoras ligadas, e preciso de estar parado???com o bloqueio ligado nao preciso de realizar mais nada??vir fora do jipe mexer em cubos ou outra coisa qualquer??

desculpem a minha ignorancia e se estou a fugir um pouco ao topico..

Obrigado


Não precisas de meter redutoras. Se tiveres um Y60 até entra em 4x2. Com o Y61 só em 4x4 (com ou sem redutoras). Quanto ao resto :

Manwell_Mayraids Escreveu: ...
só bloqueia (luz permanente) quando há diferença de rotação entre o semi-eixo esq e dir. e para que isso aconteça convem a "andar" e de preferencia a uma velocidade muito pequena.

Se andares num piso com boa aderência e sempre em recta não chega a ligar, mas se virares um pouco o volante "entra" de imediato, pela razão atrás já explicada.

Acresce ainda dizer que no Y60 o bloqueio "entra" quer em 4x2/4x4 enquanto que no Y61 só em 4x4 (electrónica em 4x2 não deixa )...


em : http://www.patrolaventura.com/forum/vie ... php?t=7376
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Mensagem por Manwell_Mayraids » 28 nov 2007, 09:43

NSF Escreveu:Boas pessoal, mais uma duvida que me surgiu após algumas leituras.
Tenho um patrol 260 2.8t e gostava de saber se após uma volta no monte, com os cubos ligados, ao vir cá fora desliga-los é necessário depois andar um bocado para trás ou posso seguir logo viagem. Ou a marcha atrás só é necessária para os cubos automáticos.


Se tens cubos manuais, ao passar para a posição Free, penso que estes ficam imediatamente desengrenados não sendo necessario fazer a dita marcha-atrás.

Mas confirma no teu manual ou alguém cá do forum que esclareça melhor este assunto ...
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Mensagem por Patrol 3300 » 06 dez 2007, 21:29

Cubos Auto/Lock:
Auto = asfalto e TT "facil"
Lock = TT "difícil”


pelo sim pelo nao,sempre que se vá fazer TT (fácil ou dificil [ligar as 4x4]) poe-se os cubos na posiçao "Lock"??
é mais seguro assim?

brigado

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Mensagem por Afonso LJ73 » 06 dez 2007, 22:39

O meu Y60, tem cubos manuais AVM já que os automáticos de origem estavam todos lixados. A minha dúvida é esta:
- Com os automáticos eu passava de 4X4 a 4X2 em andamento sem qualquer problema, com os manuais posso continuar a fazer o mesmo ou não??

Afonso

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Mensagem por bnascimentomelo » 06 dez 2007, 23:22

Ele há cada uma...

Afonso LJ73, podes, mas é perigoso...
repara na lógica... se são manuais... como é que os comutas em andamento?... pois eu sei... com a mão (manuais) mas... acho perigoso.

dá uma olhadela em http://www.youtube.com/v/hQA9jkDqlzQ! estes devem conseguir!


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