Velha questão... eixo traseiro

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.
 
Mensagens: 44
Registado: 13 out 2010, 09:29

Velha questão... eixo traseiro

Mensagem por Só atasca » 31 jul 2013, 12:28

Tenho um 260 2.7td de 2000 e como alguns aqui no forúm está a tentar comunicar com o dono [bigsmile]
O que se passa é que faz barulho(muito, parece que se vai desfazer) a curvar devagar (depressa não consigo ouvir) parecendo que tem bloqueio a 100% no eixo traseiro, a direito não faz nada. Trabalho já feito:
-Rodas no ar e cada uma roda em sentido contrário da outra e não há barulho ou prisão;
-Desmontei semi-eixos e estão impecáveis, aproveitei e mudei os rolamentos pois pelo menos um estava com folga que já não dava para ajustar. (ainda estava com a esperança que fosse dali);
- Tirei o diferencial para fora, não havia limalhas e não faltava qualquer dente no pinhão ou coroa, estava tudo como novo, voltei a encher com valvolina.
- Na oficina com uma barra fez-se força nas molas e não mexem, parece que não tem folgas, embora os casquilhos já não são novos.
Não sei se é importante mas os sintomas começaram a notar-se após a ida à IPO, mas também era bonito a malta andar a curtir no campo, e é dificil partir material, e depois na IPO desgraçarem alguma coisa. :cachaço:
Desculpem andar a repetir o tópico mas pode ser que haja algumas novidades de alguém sobre isto.
Abraço

 
Mensagens: 452
Registado: 21 mai 2009, 12:37

Re: Velha questão... eixo traseiro

Mensagem por PauloGrandola » 31 jul 2013, 21:55

Faz esse barulho com as 4 ligadas ou só em duas

 
Mensagens: 44
Registado: 13 out 2010, 09:29

Re: Velha questão... eixo traseiro

Mensagem por Só atasca » 02 ago 2013, 15:53

PauloGrandola Escreveu:Faz esse barulho com as 4 ligadas ou só em duas

Só com duas... e mesmo desengatado faz.
E o diferencial não tem qualquer folga nem o veio..

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 160
Registado: 05 dez 2010, 11:56
Localização: Pais das Maravilhas (Na casa mesmo ao lado da Alice)

Re: Velha questão... eixo traseiro

Mensagem por Blacktrol » 03 ago 2013, 09:11

Qual é a valvulina que tens dentro do diferencial? Já verificas-te os calçes travão não esta nenhuma mola partida lá para dentro?
Abraço.

 
Mensagens: 44
Registado: 13 out 2010, 09:29

Re: Velha questão... eixo traseiro

Mensagem por Só atasca » 03 ago 2013, 20:44

Blacktrol Escreveu:Qual é a valvulina que tens dentro do diferencial? Já verificas-te os calçes travão não esta nenhuma mola partida lá para dentro?
Abraço.

A valvolina é a indicada no manual. quanto ao calços abrimos quando tiramos os semieixos e pareceu tudo bem.
Um pormenor que se calhar é importante, é que tenho brincos com +5cm, será que precisa de cruzeta dupla?

 
Mensagens: 44
Registado: 13 out 2010, 09:29

Re: Velha questão... eixo traseiro

Mensagem por Só atasca » 30 ago 2013, 11:04

Resolvido! Obrigado Blacktrol, :okkk: era mesmo nos calços de travão. Abraço

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 789
Registado: 01 mai 2012, 20:46
Localização: Perto de Odemira

Re: Velha questão... eixo traseiro

Mensagem por AndreF » 30 ago 2013, 11:48

Conta ai o que fizeste para resolver? Pode vir a ser útil para quem tenha problemas comuns :cool:
Mitsubishi Pajero SW 2001 -> 99cv/2500cc TDI -> Posse da patroa
Daihatsu Feroza -> 95cv->110cv/1600cc EFI -> Ex!
Bertone Freeclimber I ->115cv->130cv/2400cc TD -> Ex!
Nissan Patrol GR Y60 -> 116cv/2800cc TD -> Actual!

 
Mensagens: 44
Registado: 13 out 2010, 09:29

Re: Velha questão... eixo traseiro

Mensagem por Só atasca » 30 ago 2013, 14:17

O que acabei por fazer foi levar a um mecânico que percebe do assunto [bigsmile] (de patróis e jipes em geral), primeiro teve a ver com a afinação dos travões, estava tudo fora de sítio, molas etc... posso voltar a falar com ele para que me possa dar mais pormenores para postar aqui. Para já expresso o meu contentamento com o serviço e caso alguém precise de um mecânico de confiança e entendido em patróis aqui na zona do Alto Alentejo posso indicar o contacto.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 789
Registado: 01 mai 2012, 20:46
Localização: Perto de Odemira

Re: Velha questão... eixo traseiro

Mensagem por AndreF » 30 ago 2013, 21:08

Já é muito bom!! :olaaaa: :olaaaa:
Obrigado pela disponibilidade :cool: :cool:
Mitsubishi Pajero SW 2001 -> 99cv/2500cc TDI -> Posse da patroa
Daihatsu Feroza -> 95cv->110cv/1600cc EFI -> Ex!
Bertone Freeclimber I ->115cv->130cv/2400cc TD -> Ex!
Nissan Patrol GR Y60 -> 116cv/2800cc TD -> Actual!


Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante