ISUZU / MONTEREY

E apresentações em geral .

Registado: 30 jan 2009, 14:12

Re: ISUZU / MONTEREY

Mensagem por Flamingo » 14 jul 2011, 18:51

Boas a todos.
Inscrevi-me neste fórum à já uns tempos, com o objectivo de adquirir um Nissan, embora não o Patrol mas sim o terrano I ou II. Dado que o negócio com os Nissan acabou por não se concretizar, a dada altura acabei por adquirir um Opel Monterey. Pois é, dirão vocês que sou um traidor, e a andar aqui pelo fórum aprendendo com vocês, acabo por ser também um parasita. Mas não é bem o caso, porque a ideia estava na Nissan, embora não o Patrol tal como dito anteriormente, mas,... enfim, não se chegou a acordo.
Na sequência dessa minha aquisição, que foi em Dezembro ultimo, vejo-me neste momento a braços com a primeira intervenção mecânica de que possivelmente estará a precisar, e possivelmente não será muito barata.

Então é o seguinte:
À uns dias num passeio liguei-lhe a tração, e apercebi-me nessa altura de um ruido vindo da transmissão dianteira. Fiz por várias vezes marcha-a-trás para garantir o engrenamento, mas o ruido manteve-se. Pensando eu que fosse dos cubos serem automáticos, meti hoje mãos à obra para ver o que se passava, e não vi lá nada de anormal, aproveitei e fiz manutenção aos dois. Fui exprimentar e já não fazia o ruido a andar a direito, como fez quando me apercebi a primeira vez. Mas para meu desalento, em curva e algumas vezes em inversões ou pequenas manobras volto a ouvir, e se for em curva fechada, tipo 90º para estacionar perpendicular à rua em frente ao prédio, então o carro até fica preso e o ruido bem vivo, mas isto só com a tração ligada. Dei por mim a concluir que aquilo é problema com as Juntas-emocinéticas, também chamados de cardans (penso eu).

As minhas perguntas são as seguintes:
1-Neste modelo, Opel Monterey/Isuzu Tropper, as ditas juntas-emocinéticas são separadas do resto do eixo???Ou seja, vende-se a ponteira em separado do eixo que vai na direção do diferencial? (faço esta pergunta com base na experiência de um outro carro que tive ao qual tive de substituir uma dessas juntas/ponteiras.)
2-No caso em concreto deste modelo, dá para efectuar essa substituição sem ser necessário desapertar toda a chumaceira onde se fixa a roda? (disco, triangulo superior, inferior, braço de direção, etc...)

Desde já obrigado a todos pelos esclarecimentos que derem, é que o trabalho será efectuado por mim, e eu queria ter certeza se sou capaz de o fazer ou não.
O Conhecimento Quando Partilhado,... Multiplica-se!

Mensagem por Flamingo » 14 jul 2011, 18:57

(ja não deu para editar)
Se por acaso tiverem alguma outra informação sobre este problema ou algum alerta que entendam me devam fazer eu agradeço.~
Já agora, se conhecerem algum site, português ou estranjeito, onde possa comprar material para este problema ou outro que possa surgir, e com preços em conta, por favor coloquem aqui o link, ou enviem por mensagem pessoal para mim.
A todos muito obrigado.

Registado: 21 ago 2011, 20:30

Mensagem por rs patrol » 06 set 2011, 23:12

Ola flamingo se o ruido for tipo uns estalos junto aos cubos é caracteristica desses jipes, o de um colega meu tambem fazia e ele so resolveu colocando uns manuais da AVM e tambem se pensava que era semi-eixos e ate o dif mas nao ele colocou os cubos manuais e a partir daí adeus barulho e olha que o monterey dele anda a puxar uns mdt 33

Mensagem por Flamingo » 06 set 2011, 23:34

Não quero contrariar o conhecimento de quem percebe mais do assunto do que eu, mas começo a ficar convencido que são as juntas homocinéticas (cardans). A razão desta minha opinião está no seguinte: Eu desmontei os cubos, lavei com petróleo e não vi lá nada que me fizesse suspeitar deles. Vou até ao ponto de dizer que os cubos estão "novos", pelo menos não vi sinais de desgaste tipo aço com marcas de fricção, rebarbados, etc... Lubrifiquei com massa nova e montei. Fui exprimentar para ver se tinha montado tudo bem e se estavam a funcionar. Concluí que estão bem montados. Verifiquei se passavam a transmissão ás rodas com chassi ligeiramente inclinado para facilitar as rodas a derraparem e estava tudo ok. Mas os estalos continuaram, e o pior é que quando ligo a tração, apenas consigo virar a direção até meio e com algum esforço. Do lado esquerdo faz um pouco mais que do lado direito. Ainda não tenho a certeza, dado ter outro carro, um citadino a diesel, tenho andado pouco com o jipe. Mas estou bastante inclinado para que sejam as juntas homocinéticas.
Já agora, se alguém me souber indicar algum site ou loja virtual que comercialize material para esse jipe, agradecia...
Um abraço.

Registado: 02 dez 2010, 01:18

Mensagem por claudiomonterey » 08 set 2011, 20:47

Boas. . .

olha se precisares de algum material usado mas em bom estado manda pm tenho bastante. . tenho inclusive juntas omocineticas e são de troca fácil. ..

Mensagem por Flamingo » 09 set 2011, 18:10

claudiomonterey Escreveu:Boas. . .

olha se precisares de algum material usado mas em bom estado manda pm tenho bastante. . tenho inclusive juntas omocineticas e são de troca fácil. ..

Troca facil?... Podias explicar melhor p. f.
Tudo me leva a crer que sejam as homocinéticas, mas ainda não tenho a certeza. Ainda não me pusa a desmontar aquilo (falta de tempo)

Registado: 02 dez 2010, 01:18

Mensagem por claudiomonterey » 09 set 2011, 18:22

Aquilo tem uns copos verdes. . . dentro desses copos existem uns freios que se os tirares a omocinetica sai fora. . é claro que tens de tirar o cubo fora bem disposto a trabalhar fazes isso num instante. . tens de analisar bem se for a omocinetica só faz barulho com a traçao ligada. . . pk quando tens a traçao desligada o diferencial da frente não roda logo as omocineticas tb n rodam. . .se tens cubos automáticos tb pode ser disso. . esses cubos são um bocadinho manhosos

Mensagem por Flamingo » 09 set 2011, 23:14

Sim, aquilo só faz esse barulho com a tração ligada. Os cubos já os desmontei, lavei e não vi nada naquilo que pudesse estar a causar esse barulho. Ainda queria ver se falava por aqui com alguém experiente no assunto, malta que anda no TT, certamente vão saber dizer-me se é cubos ou homocinéticas.
Desde já obrigado pela ajuda.
Um abraço.

Mensagem por Flamingo » 27 mar 2012, 19:19

Boas... :olaaaa:
Já à uns tempos que não coloco post aqui, e vai começando a ser hora de uma participação mais activa.
O monterey teve de levar embreagem, isto porque (segundo minha opinião) anteriormente houve algum "mecânico" que fez o trabalho mal feito. Mudaram disco e rolamento, mas mantiveram a mesma prensa. Digo isto porque na altura em que puxava por ele para meter velocidades, precisamente na altura em que largava o ascelarador e pisava embreagem ouvia um pequeno gralhar vindo daquela zona. Fui a um mecânico para averiguar o que seria e foi-me dito que seria isso. Disse também o mecânico que já estava sem força (após exprimentar arranque com travão travado), isso eu não cheguei a exprimentar, não me ocorreu. As homocinéticas referidas anteriormente ainda não mexi, deixou de fazer e eu mantive-as. O Monterey tem andado pouco, espero começar a andar mais a partir de agora, principalmente ao fim de semana. Para a semana tenho o UNO 1.3 Diesel, que é mais económico em tudo... :D
Já agora e como estou eu a fazer o trabalho, se calhar era bom aproveitar e mudar também o oleo de caixa, pois não sei à quanto tempo lá anda aquele. Mas também não sei que oleo leva aquilo, sei que a caixa leva um e a caixa de transferências leva outro, mas quais, desconheço...

Mensagem por Flamingo » 27 mar 2012, 19:26

Isto não deixa editar as mensagens...lol

Queria acrescentar que ao tirar a embreagem que estava lá apercebo-me que o disco está praticamente novo e é da marca Aisin, enquanto que a prensa ainda tem o simbolo da Isuzu e já apresentava rebarba nos extremos tipo a que ganham os discos de travão com o desgaste... :rolleyes:

Mensagem por Flamingo » 28 mar 2012, 23:36

Aos proprietários de isuzu/monterey, ou aos mecânicos e entendidos que andam aqui pelo fórum, alguém me sabe dizer o que faz esta peça ou para que serve ela? Anda situada/intercalada entre a caixa e o veio de transmissão traseiro.
Editado pela última vez por terleira em 11 jul 2014, 11:04, num total de 1 vez.
Razão: Tamanho das fotos

Mensagem por Flamingo » 28 mar 2012, 23:44

Nos espaços vazios que se podem ver de seguida havia umas pequenas ligações em borracha que se partiram desligando o exterior do interior. Vai levar aqueles pequenos pedaços de tubo colados com vulco-cola, mantendo a fixação entre ambos os lados e permitindo o exterior oscilar em relação aos interior...
Este anel custava tanto como 485 euros!!!!!!!!!!!!
[url]http://img193.imageshack.us/img193/2994/p3280017.jpg[/url]

A seguir uma pequena modificação no garfo da embreagem, precisava de um novo e custava 162,0 euros + IVA. Como trabalho na metalomecânica, resolvi o problema de outra forma...
Aqui ainda estava só com primário (levou soldadura a latão para a peça colocada não saltar e o maçarico queimou a tinta que tinha)
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Mensagem por Flamingo » 01 abr 2012, 10:17

Vivam... :olaaaa:
O Opel Monterey já rola.
Esta sabado, eu e meu filhote que conta quase com 14 anos fomos suficientes para efectuar a montagem da embreagem nova.
Uma ligeira descrição do trabalho.
A caixa de velocidades apresentava um babado de oleo em volta. Após me aconselhar com um mecânico, desapertei os parafusos da junta da caixa na zona do babado por forma a afastar uma parte da outra uns 2 milimetros e injectei silicone de juntas em toda a volta. Na foto que se segue não se vê o silicone mas ve-se como fiz a operação.
Imagem

Feita essa tarefa, dei-lhe um ligeiro aperto e fui montar a embreagem. As fotos da dita. Embreagem Blue Print.
Como se pode ver o volante (que é tipo tacho)foi rectificado em 0,3 milimetros (3 décimos) para dar melhor aperto no disco de embreagem.
Imagem

O disco, NKK, penso que Japonês (???)
Imagem

A prensa, essa é made in Japan, está lá escrito!
Imagem

A embreagem no lugar.
[url]http://img528.imageshack.us/img528/9043/p3310008.jpg[/url]
Uploaded with ImageShack.us

Ao colocar a caixa, a certa altura tive que a retirar novamente, esqueci-me de colocar a anilha colectiva a todos os parafusos que apertam o volante à combota, num total de 8, parafusos esses que me custaram bem a desapertar, tinham sido colados em intervenções anteriores. Precisei de duas horas para os desapertar e com um medo danado de os partir. :confused:
Agora foram bem apertados mas não levaram cola.
Editado pela última vez por terleira em 22 jun 2014, 20:37, num total de 1 vez.
Razão: Tamanho das fotos

Mensagem por Flamingo » 01 abr 2012, 10:27

Após o silicone da caixa ter secado ligeiramente, de seguida dei o aperto final nos parafusos da caixa para garantir estanquecidade.
Custo total das operações: 355.0 € (euros)
O valor inclui:
-Kit de embreagem completo
-Valvulina para a caixa de velocidades
-valvulina para a caixa de transferências
-Vedante da combota do lado da embreagem (para no futuro não me arrepender não ter metido)
-Dois parafusos novos no veio de transmessão dienteiro
-Silicone para juntar
-Araldit para colar tubos de borracha no volante de inércia que se encontra à saida da caixa no veio de transmissão traseiro, e que se pode ver em fotos anteriores.
Mão de obra foi minha... :D

Mensagem por Flamingo » 22 jun 2014, 18:09

Boas...
Tendo em conta problemas com a transmissão dianteira do meu jipe relatada mais atrás lá acabei por substituir as homocinéticas. Posteriormente numa "investigação" mais cuidada acabei por perceber qual a razão da transmissão a frente fazer aqueles barulhos/estalos, consegui resolver quase na totalidade, mas não consegui passar do quase. Substitui as homocinéticas e nem era dali que vinha o mal, mas agora já está feito. Juntamente com isso aproveitei e substitui também os discos dianteiros e os parafusos guia das pinças de travão. Substitui estes últimos mais por causa dos foles dos parafusos guia, e neste caso é que poderei dizer que tinha ali um problema, tinha, agora já não tenho, ambos os travões dianteiros andavam a travar praticamente só de um lado do disco, devido ao facto das referidas guias estarem calcinadas nos furos onde trabalham.
Mandei vir o material praticamente todo de fora. Por incrível que pareça ficou mais barato mandar vir de fora com os portes incluídos que comprar cá. caso alguém esteja interessado em preços poderei dizer...
Deixo algumas fotos do trabalho realizado.

http://imagizer.imageshack.us/v2/640x48 ... /rl4ez.jpg
Parafusos guia dos travões

http://imagizer.imageshack.us/v2/640x48 ... 0/mdeo.jpg
Discos novos

http://imagizer.imageshack.us/v2/640x48 ... /dfh0h.jpg
Abraçadeiras feitas por mim (não gostos das que vem de apertar com alicate)

http://imagizer.imageshack.us/v2/640x48 ... 0/4r2p.jpg
Estes meninos vão mesmo ter de ser substituidos

Mensagem por Flamingo » 22 jun 2014, 18:13

Já não fui a tempo no post anterior, aqui fica a visualização das imagens direta
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Registado: 21 ago 2011, 20:30

Mensagem por rs patrol » 22 jun 2014, 21:36

Amigo meta uns kubos da AVM que o problema dos estalos akabam de vez akredite.

Anterior

Voltar para Viaturas dos Membros que não tem Patrol

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante