Y61 - Ventilador no radiador de óleo...

DIY - Alterações e modificações feitas por ti? Mostra ...

Registado: 07 out 2013, 19:00

Y61 - Ventilador no radiador de óleo...

Mensagem por Batou » 17 mai 2016, 20:47

Boas pessoal,

O meu Y61 andava com calores na autoestrada. Nada de grave a andar a 130kms/h mas fiquei preocupado. Os grandes faróis de longo alcance na frente da grelha também não ajudam :D
Resolvi colocar um ventilador no radiador de óleo com comando manual. Ainda não testei na autoestrada...
O que acham? Vai resultar? Que outras opções temos para controlar a temperatura sem trocar de radiador?
Imagem
Batou
Y61 2.8TD6

Re: Y61 - Ventilador no radiador de óleo...

Mensagem por Batou » 17 mai 2016, 20:58

Esqueci-me de dizer: o radiador está limpo, a agua é nova e não há problemas com polias.

A questão que coloco, penso eu, está relacionada com pressão de turbo a mais para circular na autoestrada - 1bar, 1.2bar.
Mesmo com um intercooler maior não consigo evitar os calores.
Estará relacionado com a temperatura no 6 cilindro?
Podemos por mais agua no circuito do radiador (adicionando outro vaso de expansão)?
Ventiladores eléctricos no radiador....?
:hummm:
Batou
Y61 2.8TD6

Registado: 09 mar 2008, 21:47

Mensagem por policia » 22 mai 2016, 23:37

Boas eu tenho no meu, radiador maior capacidade polie reduzida, termoestato 76º, e calores zero....

Mensagem por Batou » 24 mai 2016, 19:46

Boas policia,

Radiador maior :hummm: onde posso saber mais sobre esse radiador? link ou contacto?
Batou
Y61 2.8TD6

Registado: 09 mar 2008, 21:47

Mensagem por policia » 26 mai 2016, 14:34

Boas eu comprei o radiador de maior capacidade de aplicação direta todo em aluminio, termostato 76º e a polie reduzida com correias na TUFF4x4, e ja foi a Marrocos duas vezes, nas dunas e pistas a dar gas cerca de 400 km por dia durante 14 dias, com o carro carregado e nunca aqueceu :okkk:
por experiencia própria aconselho.
fiz também uma alteração a saída do 4º cilindro nos tubos da agua, que copiei do patrol .net francês e pus sensor de temperatura :okkk:
cumprimenTTos

Registado: 04 jul 2016, 20:46

Mensagem por pabsanPATROL » 20 set 2016, 04:43

Para baixar esses calores o melhor e mesmo aumentar ao radiador de liquido, mas.....
Para estabilizar bem essas temperaturas o ventilador no radiador do oleo, penso que vai fazer a diferença.
O oleo leva uma grande parte da dissipaçao termica do motor. Ele e por natureza um condutor termico y usado para lubrificar e arrefecer o turbo, que e a pecinha mais quente dos nossos motores.
Se colocares um sensor de temperatura a ligar o ventilador a 85 e desligar a 78 graus nesse oleo automaticamente, vai fazer maravilhas
IDEIA EXCELENTE :okkk:
No meu 260 3.3T e um projecto a curto prazo, as peças estao encomendadas e vem a caminho........ :nod:
Nao esqueças de comentar o resultado.
Pablo Sanchez
PATROL 260 SD33 Turbo

Registado: 22 jul 2010, 17:50

Mensagem por Johnny00 » 10 jan 2017, 14:06

Boas,

Posso dizer o que fiz ao meu Y61. Levou tratamento LM4 com TGV e coloquei sensores de temperatura em todo o lado :) porque queria saber o que se passava com o motor a nivel de temperaturas e pressao do oleo. Em autoestrada nao conseguia passar dos 100kph pois a temperatura do oleo nao parava de subir (100 para cima) apesar da temperatura da agua se manter estavel. Coloquei um permutador de calor agua/oleo da laminova (google Laminova Oil Cooler) e retirei o radiador de oleo de origem para aumentar a area frontal disponivel para o radiador principal. Basicamente agora a temperatura do oleo = agua e ambas raramente passam dos 90 graus. Se precisares de mais informacao e so dizer. Infelizmente nao foi uma solucao barata apesar de ser mais barato que um radiador agua maior em aluminio.

Abr
Joao

Voltar para Do It Yourself

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante