MUDAR CASQUILHOS BRINCOS TRÁS - PATROL Y260

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MUDAR CASQUILHOS BRINCOS TRÁS - PATROL Y260

Mensagem por Coyotte » 26 fev 2010, 23:33

Boas!

Tinha esta informação noutro fórum mas como fui o autor, não vi mal em fazer um copy/paste e publicar aqui.

CumprimenTTos,

Ricardo

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Boas!

Fica aqui o registo de como mudei os casquilhos das molas no meu Y260. De notar que o RISCO DE FICAR ESMAGADO pela máquina é grande, pelo que desaconselho a mudança em casa e aconselho efectua-la numa oficina com pessoal especializado ou com o nosso parceiro vicava (recomendado)


As fotos e conteúdo estão sujeitas a direitos de autor; para as utilizar noutros lados é necessária autorização do terraverde4x4.
:book: :book: :tongue:



Ok. Como o material que tenho não é profissional, primeiro levantei uma e depois a outra roda.


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Apoiei a carroçaria/longarinas de forma a que se possa soltar as molas à vontade. Este aspecto é muito importante. Apoiar de forma eficaz e segura é regra nº. 1 A preguiça funciona bem mas coloco sempre um cepo de madeira, não vá a preguiça cansar-se...
Tirar a roda.


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Apoiei uma mola com o macaco junto à ponte para poder subi-la ou descê-la de forma a que o brinco se solte sem ser necessário a aplicação de força (vulgo marteladas)...


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Os casquilhos usados e os novos; isto é para cada brinco.


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Um bocado de vaselina para descomplicar as coisas. Nunca utilizar óleo, spray ou outra treta.


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Depois de tudo apertado tive que ter em atenção que ao subir a mola (utilizando o macaco por baixo da mola junto à ponte para a fazer subir/expandir) foi necessário dar um jeito no brinco para que este não fique inclinado para dentro.


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Depois fui ao outro brinco e procedi de igual modo.

E pronto, já está. Casquilhos novos e sem folgas para já.

CumprimenTTos,

Ricardo

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Re: Mudar casquilhos brincos trás Y260

Mensagem por Coyotte » 13 mar 2010, 19:59

Boas!

Como o tópico estava trancado, tratamos do assunto por PM mas como penso que justifica a transcrição aqui para o tópico pedi ao Terleira o favor de o desbloquear; desta forma fica acessível a todos o assunto.

Seguem as PM's

CumprimenTTos,

Ricardo

********************

De: PIPELINE
Para: Coyotte

Viva Ricardo!

Antes de mais, boa noite!

Gostava que me esclarecesses 2 duvidas se te for possivel e caso saibas como é obvio!

Li atentamente o teu how to para colocar os casquilhos nos brincos de trás do Y260, estou igualmente perto de substituir os meus por uns da IronMan de polyuretano. Comprei o Kit completo!

A primeira duvida surge no apoio das molas no chassi, aquilo leva Casquilhos ou Sinoblocos? É que o Kit quer para as molas de trás quer para as da frente trouxe Casquilhos para essa zona da mola!

A segunda duvida prende-se com os brincos da frente (caso já tenhas procedido á mudança dos casquilhos...), o Kit trouxe 2 veios de ferro/aço/qq coisa, e estou desconfiado que no topo dos brincos, onde tem o perno lubrificavel, será onde esses veios irão entrar!

Consegues-me desfazer alguma destas duvidas?


Desde já muito obrigado pela atenção e um bom fim de semana.



*********************

De: Coyotte
Para: PIPELINE

Bom dia Paulo!

Consigo explicar-te com certeza; mas antes de mais, poderias colocar este texto todo lá no tópico que assim mais maltta aprenderia o que aqui discutimos. Eu só não coloquei lá o texto pois foste tu que o escreveste, logo cabe a ti decidir. Se optares por lá colocar, um copy/paste basta, por mim pode ir mesmo assim.

Agora respondendo às tuas questões:

Os casquilhos de polyuretano são os melhores sem dúvida. Na parte em que as molas apoiam no chassi levam sinoblocos, um por cada mola, perfazendo 4 no total. Os sinoblocos têm uma parede de metal exterior, borracha vulcanizada no meio (no meu caso) e uma parede interior de metal, onde o perno entra sem folgas. Se quiseres depois tiro fotos aos usados que cá tenho. Atenção que isso para sair é complicado; se tiveres acesso a uma prensa, utiliza-a. Também há quem queime a borracha mas eu nunca vi ou fiz assim.

Os brincos da frente, já a situação é mais complicada. Se tirares os brincos fora, nas longarinas tens lá dois casquilhos de metal, um em cada longarina. É como se pegasses num tubo e cortasses à medida para lá entrar. Obviamente que os casquilhos são num metal especifico. Para os tirares daí vais ter que dar bastante calor com um maçarico e depois bater (com um martelo e um perno) para que o casquilho saia fora; atenção que ao bater só deves "apanhar" o casquilho, não vás estar também a dar na beira da longarina...
Deixas arrefecer e metes o casquilho novo no sentido em que empurraste o outro para fora. Há quem meta o casquilho novo no congelador para "encolher" mas eu não vejo necessidade disso. Aqui quando digo casquilho, é o mesmo que veio. É exactamente neste veio que depois entra o perno com o grasser. Entende-se que tenha o grasser pois no fundo, a fricção é grande, visto ser metal com metal.

MUITO CUIDADO A APOIAR O JIPE pois isso para te cair em cima é muito fácil. Se tirares as duas molas certifica-te que a ponte/eixo fica apoiada, senão ela sai fora da transmissão e cai-te.

Espero ter ajudado.

Abraço e bom fim de semana.

Ricardo


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De: PIPELINE
Para: Coyotte

Boas tardes Ricardo!

Obrigado pelo esclacerimento!

Hoje aproveitei que fui mudar o oleo ao Troll na oficina de um amigo meu e andei a investigar tudo que se prendia com os casquilhos, brincos, etc, confirmando tudo o que explicaste e bem!

Tenho de facto alguém com prensa para conseguir retirar/colocar os sinoblocos na "traseira" das molas, o que me vai acabar por facilitar a tarefa! Agora surge é outra duvida, onde arranjar e quais as referencias para comprar esses sinoblocos? É que o Kit trás é mesmo casquilhos de "orelhas" para essa zona e não estou a ver espaço (em largura) para caber os casquilhos! LOL Acho que segunda feira vou-me dirigir á nissan para saber se tem e qual o valor! Ás tantas é coisa "barata"!

Quanto á zona dor brincos da frente onde leva o veio/casquilho lubrificado, só em caso de desgaste acentuado então é que mudarei! Vamos a ver quando desmontar aquilo!


No que respeita a colocar no topico, por mim não há qualquer tipo de problema e sem duvida que seria uma optima ajuda para mais utilizadores com duvidas semelhantes! Infelizmente o mesmo encontra-se trancado!

Só se pedirmos ao Terleira para o desbloquear...


Um abraço e muito obrigado pela ajuda e esclarecimentos!


Paulo



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De: Coyotte
Para: PIPELINE

Olá Paulo!

Em relação aos casquilhos da frente, deve existir alguma confusão; passo a explicar...

1 mola traseira leva 4 casquilhos nos brincos mais um sinobloco na parte fixa na longarina, portanto:

casquilhos totais para as molas traseiras: 8 de orelhas mais dois sinoblocos.

1 mola frente leva 2 casquilhos de orelhas na parte de baixo dos brincos, um casquilho de metal (parece um bocado de tubo) na longarina e um sinobloco na parte fixa da longarina, portanto:

casquilhos totais para as molas dianteiras: 4 de orelhas, 2 sinoblocos e 2 de metal (tipo tubo)

Para saberes se os casquilhos de metal tem folga, solta a mola, mete lá o brinco e abana (não é rodar). Se te parecer que tem mais que 1mm de folga está na altura de os mudares. Atenção que o perno que está na parte de cima do brinco também pode ter desgaste e assim sendo é preciso substitui-lo também.

Não sabia que o Terleira trancou o tópico mas já irei tratar disso.

Quanto aos casquilhos, aí na zona onde estás não tenho ideia onde arranjas isso mas se pagares entre 40 a 50 €uros pelos dois casquilhos (que parecem dois tubos de metal) e os dois pernos (que são os que estão na parte de cima do brinco) não está fora de preço.

Entretanto vou ver se tiro umas fotos e te envio...

Abraço,

Ricardo
Coyotte
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De: PIPELINE
Para: Coyotte

Boas Ricardo!

Está correcto sim senhor o numero de casquilhos que mencionaste. O que aconteçe é que o kit da ironman não contempla os sinoblocos para a parte das molas sem brincos. Tem sim, 8 casquilhos a mais que serviriam para essa zona mas são casquilhos de "orelha" logo não devem dar ali! De resto tudo esclarecido!

Muito obrigado!


Paulo

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Re: Mudar casquilhos brincos trás Y260

Mensagem por Coyotte » 13 mar 2010, 20:04

Ok, para completar, aqui vão mais umas imagens:

O casquilho que entra na longarina, onde depois entra o perno de cima do brinco da frente:


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O brinco da frente com o perno de cima (que entra no casquilho da longarina) já gasto...


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O sinobloco que está na mola na parte fixa, apertada no chassis... cada mola gasta um destes, num total de 4 molas = 4 sinoblocos..


Imagem

Imagem


O perno para o sinobloco anteriormente descrito,


Imagem


Conjunto completo para uma mola da frente


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Que depois ficará assim...
A mola fica nos casquilhos de borracha

Imagem


Penso que é isto.

CumprimenTTos,

Ricardo

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Re: Mudar casquilhos brincos trás Y260

Mensagem por Coyotte » 13 mar 2010, 20:08

De salientar que nos brincos da frente, no perno de cima, cada brinco leva duas anilhas do lado de dentro (com o perno metido no casquilho fica uma de cada lado a encostar ao casquilho/longarina). Essas anilhas facilitam o movimento do brinco e a fêmea que aperta esse perno (o que tem o grasser) deverá ser apertada ao máximo e depois dar meia a uma volta no sentido contrário para permitir o movimento do brinco; aqui já vai da sensibilidade de cada um :D

Ok, penso que é isto. Já se pode trancar o tópico.

CumprimenTTos,

Ricardo

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Re: Mudar casquilhos brincos trás Y260

Mensagem por repacosi » 14 mar 2010, 01:29

Boas,

Se me permitem gostaria contribuir com algumas informações que também podem ser uteis!

- Os kit ironman trazem para parte de trás das molas (lado oposto aos brincos) dois casquilhos especificos (abas mais fininha) em vez dos sinoblocos tanto para trás como para a fente. E desses kits cabe lá tudo certinho e um bocado de jeito.
- Penso que os sinoblocos na NISSSAN cada um fica quase pelo mesmo preço de um kit ironman!
- Uma dica para mudar os casquilhos nos brincos com alguma facilidade, é usar dois macacos hidraulicos, um por baixo da mola para ajustar a altura e outro (pequeno) por cima junto ao brinco para ajustar a posição da mola e ficar o espaço certo do brinco (em vez de usar a barra de metal para forçar a mola). assim encaixa-se o brinco e os casquilhos com a maior das facilidades, nada mais simples. Se quiserem posso depois colocar alguma foto da posição dos macacos.
- Além dos casquilhos, se acharem que as molas fazem muito ruído, podem substituir também os espaçadores entre as molas que ficam nos seus extremos, são quadrados à frente e redondos atrás e normalmente já estão "invisiveis". Custão à volta de 2€ cada um na NISSAM (normalmente, nas molas de tras gasta 16 e nas da frente 8). "Deixa de haver mola a roçar na mola".
- Estes espaçadores podem ser colocados sem desmontar nada (ou quase, Às vezes pode ser necessáro tirar o perno do grampo das molas para ganhar mais espeço entre molas).
- Eu aconcelho a fazer a substituição dos casquilhos numa mola de cada vez, em vez de desmontar logo tudo, assim evita andar com o eixo mais "solto".

Estas coisas dão algum trabalho mas o resultado vale a pena.

cTTs.
...sair direitto dos caminhos torttos...

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Re: Mudar casquilhos brincos trás Y260

Mensagem por PIPELINE » 14 mar 2010, 15:06

Boas!

Obrigado repacosi! Tens toda a razão! É o que dá não prestar atenção ás coisas!

Para quem tiver duvidas, deixo aqui as fotos do meu kit de casquilhos da iron man ordenados por molas e onde podem ver de facto a diferença de espessura nos que irão substituir os sinoblocos de origem:

A frente:
Imagem
Aqui temos o pack das molas da frente que compreende o tal veio do topo do brinco lubrificavel, os casquilhos da parte inferior do brinco e os que irão subistuir os sinoblocos onde a mola está fixa ao chassi
Imagem
Ao pormenor conseguimos ver a diferença de espessura nas "orelhas/abas" dos casquilhos que o repacosi falou.

A traseira:
Imagem
A parte traseira do kit igualmente para cada uma das molas.
Imagem
Ao pormenor novamente a diferença de espessura das "orelhas/abas" dos sinoblocos para os casquilhos normais.


Abraços
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Re: Mudar casquilhos brincos trás Y260

Mensagem por Coyotte » 14 mar 2010, 20:48

repacosi Escreveu:Boas,

Se me permitem gostaria contribuir com algumas informações que também podem ser uteis!


Amigo, quando a malTTa contribui com informação útil, é sempre apreciado por quem realmente gosta desta coisa chamada TT e DIY. :okkk:

Neste assunto penso que as coisas podem ser feitas de várias maneirase a que tu descreveste, utilizando dois hidraulicos também esta muito bem vista :nod:

Eu por norma tiro as molas aos pares, ou seja, apoio o chassis, vou por exemplo ao eixo anterior, tiro as rodas, apoio o eixo num hidraulico, na parte do diferencial e desaperto tudo. Jogo com o hidraulico para colocar os brincos de forma a sairem com a mão e sem esforço. Depois para montar, recuo ou avanço o eixo utilizando as rodas do hidraulico ou avanço/recuo uma das pontas do eixo utilizando mais uma vez o hidraulico como apoio e ponto de "rodagem". O único senão é que o eixo não fica equilibrado na totalidade, pende sempre mais para um lado como é óbvio. Isto serve tanto para apontar a parte fixa das molas, como para apontar o encaice na base com os pernos em U como para dar ângulo aos brincos para se meterem à mão e sem força.

repacosi Escreveu:Estas coisas dão algum trabalho mas o resultado vale a pena.

cTTs.


Confirmo e subscrevo :leiam: :okkk:

CumprimenTTos,

Ricardo

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Re: Mudar casquilhos brincos trás Y260

Mensagem por Coyotte » 14 mar 2010, 20:51

Pipeline, se não for indiscrição quanto pagaste pelo kit de casquilhos?

É que nessas fotos estão com muito bom aspecto... :nod:

Se preferires envia PM a dizer o preço. :leiam:

Abraço, :friends: :friends:

Ricardo

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Re: Mudar casquilhos brincos trás Y260

Mensagem por PIPELINE » 14 mar 2010, 20:58

No problem, dei pelos 2 kits (trás e frente) 111€! Até achei barato tendo em conta o que andei a investigar pela net!

55,50€ cada um respectivamente! Estão aqui fresquinhos á espera de mandar vir uns brincos +5cm! :unibrow:

Abraço!


Paulo
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Re: Mudar casquilhos brincos trás Y260

Mensagem por Coyotte » 14 mar 2010, 23:34

Amigo, obrigado pela informação :okkk:

De facto não foram caros.

Há uns tempos pensei em colocar uns de polyuretano mas andavam na casa dos 150 €uros. Como entretanto fui tendo outras prioridades, a coisa ficou por aí.

Dependendo da resistência dos que compraste e atendendo ao que os normais que tenho duram mais o trabalho de os mudar penso que fizeste um bom investimento e agora fiquei a pensar nisso. Provavelmente num futuro muito próximo vou comprar um Kit completo. Assim acabam-se as folgas habituais de dois em dois meses :nod:

Brincos vou manter os de origem mas os casquilhos vou alterar.

Abraço e obrigado :friends: :friends: :friends:

Ricardo

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Re: Mudar casquilhos brincos trás Y260

Mensagem por PIPELINE » 14 mar 2010, 23:39

Não tens de que Ricardo!

Eu é que agradeço pela ajuda!

Lembra-te de uma coisa pois segundo dizem os de polyuretano são mais rijos que os normais, logo a suspensão poderá ficar mais dura, poderás sentir mais os buracos!! De resto, força com isso! eheh


Abraço


Paulo
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