MUDAR CASQUILHOS BRINCOS TRÁS - PATROL Y260

DIY - Alterações e modificações feitas por ti? Mostra ...

Registado: 28 mai 2007, 18:27

MUDAR CASQUILHOS BRINCOS TRÁS - PATROL Y260

Mensagem por Coyotte » 26 fev 2010, 23:33

Boas!

Tinha esta informação noutro fórum mas como fui o autor, não vi mal em fazer um copy/paste e publicar aqui.

CumprimenTTos,

Ricardo

Boas!

Fica aqui o registo de como mudei os casquilhos das molas no meu Y260. De notar que o RISCO DE FICAR ESMAGADO pela máquina é grande, pelo que desaconselho a mudança em casa e aconselho efectua-la numa oficina com pessoal especializado ou com o nosso parceiro vicava (recomendado)

As fotos e conteúdo estão sujeitas a direitos de autor; para as utilizar noutros lados é necessária autorização do terraverde4x4.
:book: :book: :tongue:

Ok. Como o material que tenho não é profissional, primeiro levantei uma e depois a outra roda.

Imagem

Apoiei a carroçaria/longarinas de forma a que se possa soltar as molas à vontade. Este aspecto é muito importante. Apoiar de forma eficaz e segura é regra nº. 1 A preguiça funciona bem mas coloco sempre um cepo de madeira, não vá a preguiça cansar-se...
Tirar a roda.

Imagem

Apoiei uma mola com o macaco junto à ponte para poder subi-la ou descê-la de forma a que o brinco se solte sem ser necessário a aplicação de força (vulgo marteladas)...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os casquilhos usados e os novos; isto é para cada brinco.

Imagem

Um bocado de vaselina para descomplicar as coisas. Nunca utilizar óleo, spray ou outra treta.

Imagem

Imagem

Depois de tudo apertado tive que ter em atenção que ao subir a mola (utilizando o macaco por baixo da mola junto à ponte para a fazer subir/expandir) foi necessário dar um jeito no brinco para que este não fique inclinado para dentro.

Imagem

Imagem

Depois fui ao outro brinco e procedi de igual modo.

E pronto, já está. Casquilhos novos e sem folgas para já.

CumprimenTTos,

Ricardo

Re: Mudar casquilhos brincos trás Y260

Mensagem por Coyotte » 13 mar 2010, 19:59

Boas!

Como o tópico estava trancado, tratamos do assunto por PM mas como penso que justifica a transcrição aqui para o tópico pedi ao Terleira o favor de o desbloquear; desta forma fica acessível a todos o assunto.

Seguem as PM's

CumprimenTTos,

Ricardo

De: PIPELINE
Para: Coyotte

Viva Ricardo!

Antes de mais, boa noite!

Gostava que me esclarecesses 2 duvidas se te for possivel e caso saibas como é obvio!

Li atentamente o teu how to para colocar os casquilhos nos brincos de trás do Y260, estou igualmente perto de substituir os meus por uns da IronMan de polyuretano. Comprei o Kit completo!

A primeira duvida surge no apoio das molas no chassi, aquilo leva Casquilhos ou Sinoblocos? É que o Kit quer para as molas de trás quer para as da frente trouxe Casquilhos para essa zona da mola!

A segunda duvida prende-se com os brincos da frente (caso já tenhas procedido á mudança dos casquilhos...), o Kit trouxe 2 veios de ferro/aço/qq coisa, e estou desconfiado que no topo dos brincos, onde tem o perno lubrificavel, será onde esses veios irão entrar!

Consegues-me desfazer alguma destas duvidas?

Desde já muito obrigado pela atenção e um bom fim de semana.

De: Coyotte
Para: PIPELINE

Bom dia Paulo!

Consigo explicar-te com certeza; mas antes de mais, poderias colocar este texto todo lá no tópico que assim mais maltta aprenderia o que aqui discutimos. Eu só não coloquei lá o texto pois foste tu que o escreveste, logo cabe a ti decidir. Se optares por lá colocar, um copy/paste basta, por mim pode ir mesmo assim.

Agora respondendo às tuas questões:

Os casquilhos de polyuretano são os melhores sem dúvida. Na parte em que as molas apoiam no chassi levam sinoblocos, um por cada mola, perfazendo 4 no total. Os sinoblocos têm uma parede de metal exterior, borracha vulcanizada no meio (no meu caso) e uma parede interior de metal, onde o perno entra sem folgas. Se quiseres depois tiro fotos aos usados que cá tenho. Atenção que isso para sair é complicado; se tiveres acesso a uma prensa, utiliza-a. Também há quem queime a borracha mas eu nunca vi ou fiz assim.

Os brincos da frente, já a situação é mais complicada. Se tirares os brincos fora, nas longarinas tens lá dois casquilhos de metal, um em cada longarina. É como se pegasses num tubo e cortasses à medida para lá entrar. Obviamente que os casquilhos são num metal especifico. Para os tirares daí vais ter que dar bastante calor com um maçarico e depois bater (com um martelo e um perno) para que o casquilho saia fora; atenção que ao bater só deves "apanhar" o casquilho, não vás estar também a dar na beira da longarina...
Deixas arrefecer e metes o casquilho novo no sentido em que empurraste o outro para fora. Há quem meta o casquilho novo no congelador para "encolher" mas eu não vejo necessidade disso. Aqui quando digo casquilho, é o mesmo que veio. É exactamente neste veio que depois entra o perno com o grasser. Entende-se que tenha o grasser pois no fundo, a fricção é grande, visto ser metal com metal.

MUITO CUIDADO A APOIAR O JIPE pois isso para te cair em cima é muito fácil. Se tirares as duas molas certifica-te que a ponte/eixo fica apoiada, senão ela sai fora da transmissão e cai-te.

Espero ter ajudado.

Abraço e bom fim de semana.

Ricardo

Boas tardes Ricardo!

Obrigado pelo esclacerimento!

Hoje aproveitei que fui mudar o oleo ao Troll na oficina de um amigo meu e andei a investigar tudo que se prendia com os casquilhos, brincos, etc, confirmando tudo o que explicaste e bem!

Tenho de facto alguém com prensa para conseguir retirar/colocar os sinoblocos na "traseira" das molas, o que me vai acabar por facilitar a tarefa! Agora surge é outra duvida, onde arranjar e quais as referencias para comprar esses sinoblocos? É que o Kit trás é mesmo casquilhos de "orelhas" para essa zona e não estou a ver espaço (em largura) para caber os casquilhos! LOL Acho que segunda feira vou-me dirigir á nissan para saber se tem e qual o valor! Ás tantas é coisa "barata"!

Quanto á zona dor brincos da frente onde leva o veio/casquilho lubrificado, só em caso de desgaste acentuado então é que mudarei! Vamos a ver quando desmontar aquilo!

No que respeita a colocar no topico, por mim não há qualquer tipo de problema e sem duvida que seria uma optima ajuda para mais utilizadores com duvidas semelhantes! Infelizmente o mesmo encontra-se trancado!

Só se pedirmos ao Terleira para o desbloquear...

Um abraço e muito obrigado pela ajuda e esclarecimentos!

Paulo

De: Coyotte
Para: PIPELINE

Olá Paulo!

Em relação aos casquilhos da frente, deve existir alguma confusão; passo a explicar...

1 mola traseira leva 4 casquilhos nos brincos mais um sinobloco na parte fixa na longarina, portanto:

casquilhos totais para as molas traseiras: 8 de orelhas mais dois sinoblocos.

1 mola frente leva 2 casquilhos de orelhas na parte de baixo dos brincos, um casquilho de metal (parece um bocado de tubo) na longarina e um sinobloco na parte fixa da longarina, portanto:

casquilhos totais para as molas dianteiras: 4 de orelhas, 2 sinoblocos e 2 de metal (tipo tubo)

Para saberes se os casquilhos de metal tem folga, solta a mola, mete lá o brinco e abana (não é rodar). Se te parecer que tem mais que 1mm de folga está na altura de os mudares. Atenção que o perno que está na parte de cima do brinco também pode ter desgaste e assim sendo é preciso substitui-lo também.

Não sabia que o Terleira trancou o tópico mas já irei tratar disso.

Quanto aos casquilhos, aí na zona onde estás não tenho ideia onde arranjas isso mas se pagares entre 40 a 50 €uros pelos dois casquilhos (que parecem dois tubos de metal) e os dois pernos (que são os que estão na parte de cima do brinco) não está fora de preço.

Entretanto vou ver se tiro umas fotos e te envio...

Abraço,

Ricardo
Coyotte
Super Patroleiro

Registado: Segunda Maio 28, 2007 7:27 pm
Mensagem PrivadaMSM/WLM

Boas Ricardo!

Está correcto sim senhor o numero de casquilhos que mencionaste. O que aconteçe é que o kit da ironman não contempla os sinoblocos para a parte das molas sem brincos. Tem sim, 8 casquilhos a mais que serviriam para essa zona mas são casquilhos de "orelha" logo não devem dar ali! De resto tudo esclarecido!

Muito obrigado!

Paulo

Mensagem por Coyotte » 13 mar 2010, 20:04

Ok, para completar, aqui vão mais umas imagens:

O casquilho que entra na longarina, onde depois entra o perno de cima do brinco da frente:

Imagem

Imagem

O brinco da frente com o perno de cima (que entra no casquilho da longarina) já gasto...

Imagem

O sinobloco que está na mola na parte fixa, apertada no chassis... cada mola gasta um destes, num total de 4 molas = 4 sinoblocos..

Imagem

Imagem

O perno para o sinobloco anteriormente descrito,

Imagem

Conjunto completo para uma mola da frente

Imagem

Que depois ficará assim...
A mola fica nos casquilhos de borracha

Imagem

Penso que é isto.

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 13 mar 2010, 20:08

De salientar que nos brincos da frente, no perno de cima, cada brinco leva duas anilhas do lado de dentro (com o perno metido no casquilho fica uma de cada lado a encostar ao casquilho/longarina). Essas anilhas facilitam o movimento do brinco e a fêmea que aperta esse perno (o que tem o grasser) deverá ser apertada ao máximo e depois dar meia a uma volta no sentido contrário para permitir o movimento do brinco; aqui já vai da sensibilidade de cada um :D

Ok, penso que é isto. Já se pode trancar o tópico.

CumprimenTTos,

Ricardo

Registado: 24 set 2008, 07:18

Mensagem por repacosi » 14 mar 2010, 01:29

Boas,

Se me permitem gostaria contribuir com algumas informações que também podem ser uteis!

- Os kit ironman trazem para parte de trás das molas (lado oposto aos brincos) dois casquilhos especificos (abas mais fininha) em vez dos sinoblocos tanto para trás como para a fente. E desses kits cabe lá tudo certinho e um bocado de jeito.
- Penso que os sinoblocos na NISSSAN cada um fica quase pelo mesmo preço de um kit ironman!
- Uma dica para mudar os casquilhos nos brincos com alguma facilidade, é usar dois macacos hidraulicos, um por baixo da mola para ajustar a altura e outro (pequeno) por cima junto ao brinco para ajustar a posição da mola e ficar o espaço certo do brinco (em vez de usar a barra de metal para forçar a mola). assim encaixa-se o brinco e os casquilhos com a maior das facilidades, nada mais simples. Se quiserem posso depois colocar alguma foto da posição dos macacos.
- Além dos casquilhos, se acharem que as molas fazem muito ruído, podem substituir também os espaçadores entre as molas que ficam nos seus extremos, são quadrados à frente e redondos atrás e normalmente já estão "invisiveis". Custão à volta de 2€ cada um na NISSAM (normalmente, nas molas de tras gasta 16 e nas da frente 8). "Deixa de haver mola a roçar na mola".
- Estes espaçadores podem ser colocados sem desmontar nada (ou quase, Às vezes pode ser necessáro tirar o perno do grampo das molas para ganhar mais espeço entre molas).
- Eu aconcelho a fazer a substituição dos casquilhos numa mola de cada vez, em vez de desmontar logo tudo, assim evita andar com o eixo mais "solto".

Estas coisas dão algum trabalho mas o resultado vale a pena.

cTTs.
...sair direitto dos caminhos torttos...

Registado: 21 set 2009, 22:24

Mensagem por PIPELINE » 14 mar 2010, 15:06

Boas!

Obrigado repacosi! Tens toda a razão! É o que dá não prestar atenção ás coisas!

Para quem tiver duvidas, deixo aqui as fotos do meu kit de casquilhos da iron man ordenados por molas e onde podem ver de facto a diferença de espessura nos que irão substituir os sinoblocos de origem:

A frente:
Imagem
Aqui temos o pack das molas da frente que compreende o tal veio do topo do brinco lubrificavel, os casquilhos da parte inferior do brinco e os que irão subistuir os sinoblocos onde a mola está fixa ao chassi
Imagem
Ao pormenor conseguimos ver a diferença de espessura nas "orelhas/abas" dos casquilhos que o repacosi falou.

A traseira:
Imagem
A parte traseira do kit igualmente para cada uma das molas.
Imagem
Ao pormenor novamente a diferença de espessura das "orelhas/abas" dos sinoblocos para os casquilhos normais.

Abraços
Face your fears, live your dreams!!!

Mensagem por Coyotte » 14 mar 2010, 20:48

repacosi Escreveu:Boas,

Se me permitem gostaria contribuir com algumas informações que também podem ser uteis!

Amigo, quando a malTTa contribui com informação útil, é sempre apreciado por quem realmente gosta desta coisa chamada TT e DIY. :okkk:

Neste assunto penso que as coisas podem ser feitas de várias maneirase a que tu descreveste, utilizando dois hidraulicos também esta muito bem vista :nod:

Eu por norma tiro as molas aos pares, ou seja, apoio o chassis, vou por exemplo ao eixo anterior, tiro as rodas, apoio o eixo num hidraulico, na parte do diferencial e desaperto tudo. Jogo com o hidraulico para colocar os brincos de forma a sairem com a mão e sem esforço. Depois para montar, recuo ou avanço o eixo utilizando as rodas do hidraulico ou avanço/recuo uma das pontas do eixo utilizando mais uma vez o hidraulico como apoio e ponto de "rodagem". O único senão é que o eixo não fica equilibrado na totalidade, pende sempre mais para um lado como é óbvio. Isto serve tanto para apontar a parte fixa das molas, como para apontar o encaice na base com os pernos em U como para dar ângulo aos brincos para se meterem à mão e sem força.

repacosi Escreveu:Estas coisas dão algum trabalho mas o resultado vale a pena.

cTTs.

Confirmo e subscrevo :leiam: :okkk:

CumprimenTTos,

Ricardo

Mensagem por Coyotte » 14 mar 2010, 20:51

Pipeline, se não for indiscrição quanto pagaste pelo kit de casquilhos?

É que nessas fotos estão com muito bom aspecto... :nod:

Se preferires envia PM a dizer o preço. :leiam:

Abraço, :friends: :friends:

Ricardo

Mensagem por PIPELINE » 14 mar 2010, 20:58

No problem, dei pelos 2 kits (trás e frente) 111€! Até achei barato tendo em conta o que andei a investigar pela net!

55,50€ cada um respectivamente! Estão aqui fresquinhos á espera de mandar vir uns brincos +5cm! :unibrow:

Abraço!

Paulo

Mensagem por Coyotte » 14 mar 2010, 23:34

Amigo, obrigado pela informação :okkk:

De facto não foram caros.

Há uns tempos pensei em colocar uns de polyuretano mas andavam na casa dos 150 €uros. Como entretanto fui tendo outras prioridades, a coisa ficou por aí.

Dependendo da resistência dos que compraste e atendendo ao que os normais que tenho duram mais o trabalho de os mudar penso que fizeste um bom investimento e agora fiquei a pensar nisso. Provavelmente num futuro muito próximo vou comprar um Kit completo. Assim acabam-se as folgas habituais de dois em dois meses :nod:

Brincos vou manter os de origem mas os casquilhos vou alterar.

Abraço e obrigado :friends: :friends: :friends:

Ricardo

Mensagem por PIPELINE » 14 mar 2010, 23:39

Não tens de que Ricardo!

Eu é que agradeço pela ajuda!

Lembra-te de uma coisa pois segundo dizem os de polyuretano são mais rijos que os normais, logo a suspensão poderá ficar mais dura, poderás sentir mais os buracos!! De resto, força com isso! eheh

Abraço

Paulo

Voltar para Do It Yourself

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes