Reparação bomba central travões 260 (LUCAS)

DIY - Alterações e modificações feitas por ti? Mostra ...

Registado: 23 jan 2011, 20:38

Reparação bomba central travões 260 (LUCAS)

Mensagem por Spencer » 06 mar 2011, 23:24

Boas pessoal,
Como tenho algumas fotos no meu tópico sobre uma reparação da bomba, segue aqui a descrição, pequena, mas que pode dar umas luzes!!

Retirar a bomba principal de travões, são 3 parafusos(se não me engano), e desligar os dois tubos de travão, tapar estes mesmos com uma rolha por ex.

Imagem

Para desmontar o veio é preciso retirar a "tampa" amarela, um alicate de aperto e com uma ajuda de uma chave-fendas, puxar!

Depois de desmontada tem este aspecto
Imagem

A bomba destes Trols são duplas, se repararem tem esses 2 tubos são para a frente e traseira, é uma salva-guarda, a bomba fica "sempre" a funcionar se um dos lados falhar.(mais ou menos!! :unibrow: )

Ficam agora as famosas 3 anilhas, se desmontarem uma bomba para encher bolas/pneus das bikes, são parecidas!
Em certas casas vendem estes kits de reparação.

Imagem

Não tirei foto pq é dificil, mas quando tiverem a bomba desmontada, olhar pelo "tubo" onde entra o veio/molas/anilhas e se virem "sombras" quer dizer que já existem "picadas" e a bomba deixa de funcionar mesmo com as anilhas novas!Solução:bomba nova.

Para voltar a montar, empurrar todo o veio já montado com a ajuda de uma chave de vendas, aqui um par de mãos extras são bem vindos :stupid: , um empurra o veio e o outro volta a encaixar a tampa, custa um pouco mas nada que um pouco de força resolva.

O preço das bombas variam bastante, se a bomba é a preta(260) ou a cinza(160),salvo erro meu, esta cinza é mais barata e não é a do 260!

Preço das anilhas ~12 trols! Com o desconto do "amigo" ficou 7 !!

E claro sangrar o sistema!
Abç
Altos e baixos no mar ou em terra lavrada!

Registado: 21 set 2009, 22:24

Re: Reparação bomba central travões 260 (LUCAS)

Mensagem por PIPELINE » 01 abr 2011, 23:17

Viva Spencer!!!

Estive hoje a mudar os meus bombitos e a porcaria mesmo depois de sangrar em condições, ficou marado... :angry:

Ele trava na mesma, mas com o curso muito lá em baixo... no entanto se bombar 2 ou 3x ele trava no sitio correcto e depois volta novamente abaixo! seja como for, não deixa de travar!

Estou desconfiado que ao sangrar aquilo, o pedal do travão quando foi até ao fundo, fez o piston da bomba movimentar-se mais do que o regular e "sifódeu"! :hummm:

Da tua experiencia com essa Lucas, o que opinas?

Um abraço e obrigado de antemão! :okkk:

Bom fim de semana

Paulo
Face your fears, live your dreams!!!

Registado: 28 dez 2006, 09:50

Mensagem por scpaulo » 04 jul 2012, 21:35

Tive o mesmo problema quando mudei os redentores da bomba dos travões sangrei à frente e a trás e nada. O teu problema agora é só afinação tens que afinar muito bem o travão de mão mas nas rodas de trás no "afinador automático" que está no lado de dentro das rodas e depois experimentas travar só com o travão de trás a ver para onde foge. Depois afinas para o lado contrário. depois vais ver que está bom!!!. De qualquer das maneiras convém limpar os tambores e lixar as polies.

boa sorte... a mim deu-me uma grande dor de cabeça..

Registado: 06 nov 2010, 19:56

Mensagem por TrolPatrol » 04 jul 2012, 22:46

Estive a fazer uma revisão aos travões do Troll, mudei os calços a trás e limpei as bombas da fente, quando montei tudo e depois de sangrar tudo, aconteçeu-me o mesmo, e é como diz ai o amigo, mas eu levantei as 2 rodas trazeiras e afinei no afinador automatico nas rodas até estas começarem a roçar os calços na polie, depois exprimentas, se mesmo assim for muito abaixo levantas outraves e afinas mais um pouco.
Em relação ao travão de mão se os calços forem novos deve dar 3 ou 4 estalos e ser o suf. para bloquear o jipe numa pequena inclinação.
Não te deves preocupar muito em que fiquem exatamente as 2 rodas com a mesma afinação tal isso é impossivel de conseguir, porque elas tanto com o travão de pé como com o trvão de mão travam sempre com a mesma força.

Se alguma coisa que escrevi estiver enrrada que me corrijam.

Abraço do Troll :beer: :beer:

Registado: 28 dez 2006, 09:50

Mensagem por scpaulo » 05 jul 2012, 08:02

é isso mesmo

e o amigo é uma amiga :respct: também temos direito...

Registado: 06 nov 2010, 19:56

Mensagem por TrolPatrol » 05 jul 2012, 21:09

scpaulo Escreveu:é isso mesmo

e o amigo é uma amiga :respct: também temos direito...

:oops: desculpa... :beer:

Voltar para Do It Yourself

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante