Temporizador de velas de aquecimento GR 3.0Di

DIY - Alterações e modificações feitas por ti? Mostra ...

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Temporizador de velas de aquecimento GR 3.0Di

Mensagem por Edu » 01 abr 2012, 01:04

Boas,

Deixo aqui o esquema e também fotos da instalação de um temporizador de velas de aquecimento para o motor zd30 que equipa o GR 3.0Di.
A teoria e justificação para este temporizador está neste tópico viewtopic.php?f=4&t=18802 que recomendo que leiam.

A origem do esquema é do http://www.patrol4x4.com , as fotos são da minha autoria.

Lista de material:

1 temporizador Kemo M113A (comprei no ebay)
1 relé de 12v 1 contacto normalmente aberto (relé de luzes,etc)
terminais de cravar macho e femea
1 porta fusivel + fusivel de 5 Amperes
1 caixa de derivação Gewiss GE 44 205
1 bucim pequeno (passa-cabo)
Pontas de fio 1,5mm2 de várias cores (no meu caso preto, vermelho e azul)

Ferramenta:

Chaves de fendas, cruz, alicates, etc
Jogo de chaves de caixa (autocler)
Ferro de soldar + solda
Alicate de cravar terminais
Chave tubular 12 ou chave autocler funda 12 (para trocar velas de incandescência)
Chave dinamométrica para apertar as velas com 20N.m (se não tiverem cuidado ao apertar)

No meu caso usei um relé para placa de circuito impresso em vez do relé auto.

Após montarem o temporizador e o relé na caixa regulem o tempo para 30 segundos. Para isso liguar o temporizador a bateria e ir aumentando a tempo aos poucos através do potênciometro.

Se usarem o mesmo esquema de cores que eu usei o vermelho vai ligar ao fusível de 100A das velas (não esquecer de colocar o fusivel de 5A para proteger em caso de curto-circuito ou avaria), o preto liga ao fio fininho que vem da centralina (que dá ordem ao relé de velas) e o azul liga ao mesmo fio que vai para a ficha verde do relé de velas. Como podem ver nas fotos é necessário cortar este fio (cor verde com risca preta) no meu caso optei por cravar um terminal macho e outro fêmea. Assim um dia que queira reverter e colocar no estado original é só ligar estes terminais. O dificil é conseguir crava-los, é que o espaço mal dá para a mão quanto mais para meter o alicate!

Bom como uma imagem vale mais que mil palavras aqui vão elas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Re: Temporizador de velas de aquecimento GR 3.0Di

Mensagem por Edu » 01 abr 2012, 01:27

... continuação:

Imagem

Imagem

Imagem

Também aproveitei para trocar as velas por umas novas. Coloquei velas cerâmicas iguais ás originais da NGK ref CZ21 (=CZ71). Quem estiver a pensar fazer esta alteração pode comprar velas metálicas da NGK ref Y-522J que equipam os motores zd30 de 2006 para a frente e que supostamente não sofrem de problemas de "pontas partidas".
Em baixo deixo fotos das minhas velas velhas ao lado de uma nova (nova do lado direito). Como podem ver a 3ª e a 4ª aínda têm a ponta mas parece que estão derretidas, provavelmente foram sofrendo erosão ao longo dos 176000km que o Patrol tem, imaginem o que pode acontecer quando a ponta ficar quebradiça! :oops:

Imagem

Imagem

Cilindro nº1
Imagem

Cilindro nº2
Imagem

Cilindro nº3
Imagem

Cilindro nº4
Imagem

Velas novas
Imagem

Qualquer dúvida apitem!

Cumps,

Edu

Registado: 28 ago 2008, 22:37

Mensagem por Canais » 05 abr 2012, 17:51

viewtopic.php?f=32&t=24407&p=331890#p331890

boas
viste la o fio que eu andava a procura

so coloquei duas velas
eram da bluprint e sao de metal
que ainda tenho aqui duas
segundo entendi esta viatura vem com um sistema que as velas estao em incandescencia ate o motor atingir uma determinada temperatura
Joao Canais
Vila Cha de Ourique
http://terraclubevco.blogspot.com/

Mensagem por Edu » 06 abr 2012, 22:19

Canais Escreveu:viste la o fio que eu andava a procura

O Nissan Fast (software de peças da Nissan) por vezes usa imagens genéricas ou de outros modelos. Por isso o fio que falas no outro post só pode ser o que liga na parte da frente da barra ao relé das velas (+12v). Nunca vi nenhum Patrol 3.0Di com fios ligados na parte de trás da barra.

Imagem

Até 2006 a centralina mantém as velas ligadas quando a temperatura do liquido do radiador está entre 55º e 75º.
A partir de 2006 a centralina usa temperaturas mais baixas conjugadas com tempos máximos de trabalho, por exemplo com o liquido a 20º o tempo é de 3 segundos antes de ligar o motor (pre-glow) e 60 segundos depois de o motor arrancar (after-glow), como se pode ver na imagem abaixo.

Imagem

No nosso caso as velas metálicas podem ser usadas nos motores anteriores a 2006 mas deve-se usar temporizador porque a velas metálicas não foram feitas para estar tanto tempo ligadas, logo não duram tanto.

Canais Escreveu:so coloquei duas velas
eram da bluprint e sao de metal
que ainda tenho aqui duas

Foi pena não teres substituido logo a 4 de uma vez. Sempre ouvi dizer que quando uma ou mais queimam as outras também não duram muito mais...

Cumps,

Edu

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 12 out 2013, 15:30

TOP TOP TOP!!!!
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Voltar para Do It Yourself

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante